Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Desafios da Educação Infantil em tempo integral

POR:
Joelma Souza

 

Ter as crianças o dia inteiro na escola exige mudanças na organização de horários e espaços, na equipe e até mesmo na estrutura. Foto: Bruno Mazzoco

Olá, seja bem-vindo!

Nossa escola iniciou o atendimento em período integral dos alunos do Ensino Fundamental em 2009. Neste ano, ampliamos a oferta também para a Educação Infantil. São vários os desafios para atender as necessidades de 48 crianças de 4 e 5 anos.

No período da tarde, desenvolvemos atividades diversificadas para os alunos mais velhos em praticamente todos os espaços da escola. As mesmas áreas poderão, agora, ser utilizadas pelas crianças. Organizar tudo não está sendo fácil. Não temos quadra ou pátio, então, o que deveria ser realizado nesses locais precisa ser adaptado para um gramado que fica ao lado do refeitório.

Estabelecemos, em conjunto com os professores, uma grade de horários específicos para a utilização de cada espaço. Assim todos sabem as atividades que estão sendo realizadas pelos colegas e quais turmas estão ocupando qual área em que momento. As refeições também precisaram de ajustes. Distribuímos as turmas em horários diferentes para garantir tempo e conforto a todos. O almoço começa às 11h30, com a Educação Infantil, e encerra às 12h20, com o 5º ano.

Outras mudanças foram necessárias. Conseguimos a doação de bebedouros, com a parte articulada mais baixa para que todos alcancem, e torneiras com sensor. Os banheiros também ganharam torneiras com fechamento automático e pias e privadas mais baixas para as crianças da Educação Infantil. Isso tudo já era necessário antes, mas se tornou ainda mais importante agora, para que elas possam fazer essas atividades sozinhas.

Mas ainda não temos uma estrutura que permita dar banho. Por isso tivemos que conversar muito com os pais e explicar que apenas nos casos de necessidade, como se sujar ao ir ao banheiro, brincando no parque ou quando estiver comendo, serão usados os chuveiros que temos hoje no banheiro da escola.

Para a hora do sono, adquirimos colchonetes e colchões, que são dispostos nas salas de aula. Pretendemos melhorar esse atendimento com a construção de mais duas salas, que são maiores e foram planejadas exatamente para atender a todas as demandas da Educação Infantil.

Com os pequenos ficando mais tempo na escola, foi preciso aumentar nossa equipe. Recebemos da Secretaria Municipal de Educação três novos professores e uma auxiliar de serviços, que atua em parceria com a merendeira.

Entender nossas crianças é um desafio enorme. Fazer com que elas se sintam motivadas e queiram estar na escola todos os dias está sendo muito gratificante para cada um de nós. Para ilustrar o que tem sido a experiência com a Educação Infantil em tempo integral, recorro ao poeta Silvio Genro:

“Quero uma escola
Que espalhe a esperança
Que cative a criança
Como quem cultiva uma flor…
Uma escola que abraça
Nossos sonhos com carinho
Que multiplique caminhos
No aprendizado do amor!”

E na sua escola, quais são os desafios para este ano? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin