Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O que abordar na primeira reunião de pais do ano

POR:
Joelma Souza

Assuntos gerais, como horários, uniforme e regras de convivência, podem ser tratados em encontros com todos os responsáveis. Foto: Renata Cardoso/Arquivo Pessoal

 

Olá, seja bem-vindo!

Todo início de ano temos o privilégio de receber em nossas escolas novos alunos e seus familiares, e sempre devemos acolher cada um deles com muito carinho e respeito. Nesse momento, surgem dúvidas como: o que podemos fazer para que eles se sintam valorizados e realmente acolhidos? Quais assuntos devem ser abordados neste primeiro momento? É necessário falar de regras? Como organizar a recepção?

Aqui, estabelecemos uma rotina em todas as reuniões. O primeiro passo é não interromper as aulas regulares, ou seja, não dispensar os alunos para que o encontro aconteça. Organizamos a escola de modo diferenciado nesses dias, de acordo com as necessidades daquela reunião e tudo é informado aos pais com antecedência.

Na primeira reunião de pais deste ano, por exemplo, o encontro começa às 7h, com uma conversa entre todos os responsáveis, a equipe gestora e os professores das atividades diversificadas, pois funcionamos em período integral. Na pauta, os aspectos comuns da escola: horários, intervalos, materiais necessários, uniformes, refeições, utilização dos espaços, regras de convivência, entre outros assuntos. Também é um momento de apresentação, para os novos, da equipe gestora, dos funcionários e dos docentes. Enquanto isso, as aulas regulares ocorrem normalmente.

Ao final dessa etapa de conversas, os professores das aulas regulares deixam seus alunos com os docentes das diversificadas, que programam atividades extraclasse. Em geral, essas aulas são realizadas à tarde, mas nos dias de reunião, invertemos a ordem. Os pais, então, são conduzidos às salas, onde as questões sobre ensino e aprendizagem são detalhadas pelos professores de cada turma. Quando necessário, há conversas individuais com o educador e a equipe gestora.

Sabemos que o fato de sermos uma escola de tempo integral nos ajuda a ter essa organização. Contamos com um número maior de professores, que podem nos auxiliar na condução de atividades diferenciadas e em horários diversos.

E na sua escola, como é organizada a reunião de pais? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin