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Antes de iniciar uma reforma, é necessário priorizar

POR:
Joelma Souza

Mudanças na infraestrutura da escola exigem planejamento de cada etapa do processo. Foto: Renata Cardoso/Arquivo Pessoal

Olá, seja bem-vindo!

Nós, gestores, queremos sempre trabalhar pelo aprendizado de nossas crianças. Mas, além da preocupação constante com as questões pedagógicas, também precisamos pensar em melhorias na infraestrutura da escola. Para colocá-las em prática, é necessário fazer uma lista das prioridades para o ano e planejar como cada etapa será realizada. A participação de todos é importante.

Em nossa escola, começamos a conversa com a comunidade no ano passado, na última reunião de pais, quando enumeramos o que poderia ser feito de acordo com a observação das famílias. Este ano, demos continuidade ao processo durante o planejamento feito com professores e funcionários. Organizamos os pedidos dos pais, debatemos sobre a urgência de cada item e as possibilidades de realização. Concluímos as diretrizes com a aprovação dos responsáveis em assembleia geral.

Por decisão da comunidade escolar, foram estabelecidas várias ações para os próximos três anos. São elas:

  • Construção de uma quadra coberta para garantir o bom desenvolvimento das aulas de Educação Física, de atividades motoras e culturais;
  • Adaptação física do ambiente escolar, visando propiciar condições para a acolhida de alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE);
  • Construção de salas para atender as turmas de Educação Infantil, com espaço para leitura, apoio pedagógico, recreação e jogos;
  • Aquisição de mesa de pingue-pongue e de jogo de botão, tabelas para basquete com aro e cesta, tabuleiros e peças de xadrez;
  • Compra de materiais de informática para oferecer mais recursos audiovisuais na atual sala,
  • Um laboratório de Ciências para o desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica.

Neste início de ano, já conseguimos realizar três das prioridades: a adaptação do ambiente para os alunos com NEE, a compra das mesas de jogos e a organização de nosso laboratório de informática para atender alunos que necessitem de mais estímulos audiovisuais. Tudo graças aos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Mais Educação, e a ajuda da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tanabi.

Ao longo do ano letivo, também pretendemos terminar as salas de aula que atenderão as crianças da Educação Infantil, que agora ficam na escola em período integral. Essa obra começou com auxílio de alguns professores e moradores do bairro (que trabalham em empresas da cidade há bastante tempo). Por meio deles, fechamos parcerias com os empresários locais para doação de materiais de construção, de acabamento e da parte elétrica.

Realizamos reuniões periódicas, no mínimo uma vez ao mês, para acompanhar o desenvolvimento das ações estabelecidas. Nesses encontros participam os membros da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho de Escola. Também convidamos os empresários que nos ajudam, assim podemos mostrar como os recursos estão sendo utilizados.

E na sua escola, como vocês estabelecem as prioridades? Alguma delas foi sugestão da comunidade? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin