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Crie um ambiente de troca entre gestores e docentes

POR:
Joelma Souza

Incluir no trabalho coletivo momentos para os professores socializarem avanços e dificuldades obtidos com suas turmas ajuda na construção de uma equipe colaborativa. Foto: Bruno Mazzoco

Olá, seja bem-vindo!

Como um diretor pode auxiliar a coordenação pedagógica na criação de um ambiente que propicie a troca de experiências e, assim, promova o fortalecimento de um aprendizado coletivo?

Essa é uma pergunta que aflige a todos, principalmente quando nos deparamos com os desafios administrativos, que muitas vezes nos fazem sucumbir em afazeres que são necessários, mas não agregam valores diretos à aprendizagem dos alunos. Mas um diretor preocupado em auxiliar pedagogicamente seus professores não se limita a ficar sentado em sua sala preenchendo papéis. Ele interage em todos os espaços escolares e estende a mão às angústias dos docentes e da coordenação pedagógica.

Aqui na escola em que atuo, estabeleço, junto com a coordenação, uma rotina de encontros semanais. Nos reunimos todas as quintas-feiras e estudamos os assuntos que estarão em nossa pauta com os professores nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), que ocorre nas segundas. Preparamos os materiais que serão utilizados e organizamos quem será responsável por cada item, com apresentação de slides e vídeos para promover o enriquecimento das discussões.

A cada 15 dias, incluímos um momento de socialização das atividades, em que um professor – há um rodízio – expõe suas atividades, elenca os principais avanços e quais dificuldades enfrentou. Ele também detalha as ações realizadas para superar essas questões. Quando surgem situações em que o educador não conseguiu avançar, procuramos juntos pela melhor estratégia para que isso seja resolvido. Pode ser, por exemplo, que outro docente já tenha enfrentado algo semelhante e possa indicar o que fez. Essa vivência nos enriquece e fortalece a equipe cada vez mais.

A proposta de um espaço de interação e troca de experiências e atividades não seria válida se todos não se sentissem à vontade, com liberdade e apoio às ideias. Eles precisam se sentir seguros para se expor, sabendo que não serão julgados, e sim amparados e fortalecidos. A construção de uma equipe colaborativa é diária.

E na sua escola, como vocês estabelecem a relação de troca de experiência entre os professores? As ATPCs ou os HTPCs são usados para isso? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin