Olá, seja bem-vindo!
Espaço de representação dos alunos, o Grêmio Estudantil possibilita a exposição de ideias e reivindicações de maneira democrática e mais forte. Afinal, não são apenas pedidos individuais, mas coletivos. Aqui, reconhecemos a necessidade de formar o colegiado, mas sempre ficamos em dúvida sobre como fazer os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental participarem ativamente.
O primeiro ponto que ajudou a encarar esse desafio foi a maneira como a equipe acolheu a iniciativa. Todos têm se empenhado para fortalecer essa participação nas decisões. No começo do ano, explicamos aos alunos o que é uma assembleia e também qual a importância de ter representantes. Então fizemos a reunião geral, montamos uma comissão formada por professores e alunos, definimos o estatuto do Grêmio e realizamos a eleição. Os próprios estudantes se organizaram e montaram dois “partidos”, que apresentaram suas propostas e participaram de debates até o dia da votação. O voto foi secreto para as crianças do 1º ao 5º ano. As de Educação Infantil foram auxiliadas pelos educadores.
Os representantes eleitos – 14 alunos, sendo dois por turma – se reúnem, no mínimo, uma vez por mês, além de serem convidados a participar das reuniões de conselho de classe. Dois deles, escolhidos pelos alunos do Grêmio, são membros permanentes do Conselho Escolar.
A maior demonstração de respeito com os nossos alunos é o reconhecimento do caráter pedagógico das atividades sugeridas pelo Grêmio. Consideramos que todo esse processo ajuda na construção efetiva de práticas de cidadania e respeito às regras e às pessoas. São também oportunidades para perceber e valorizar o senso crítico e participativo de cada um deles, além da capacidade de liderança e de engajamento nas ações comunitárias.
Hoje, várias iniciativas contam com a participação do Grêmio na definição – em parceria com gestores, professores e funcionários – de formato e outros detalhes: atividades culturais (eventos e passeios), esportivas (campeonatos de futebol e basquete), políticas (campanhas a favor da cultura de paz), sociais (reciclagem do lixo, organização de painéis e grafite) e de comunicação (jornal mural e confecção de cartazes sobre campanhas específicas, como a de combate à dengue, colocados em comércios do bairro).
E na sua escola, há um Grêmio Estudantil? Como é a participação dele nos processos escolares? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.
Um grande e respeitoso abraço, até quarta!
Edicarlos Mellin