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Fim de bimestre: hora de avaliar o que já foi feito

POR:
Joelma Souza

Compartilhar as informações sobre rendimento dos alunos no Conselho de Classe possibilita análises diversas sobre as práticas didáticas. Foto: Renata Cardoso/Arquivo Pessoal

Olá, seja bem-vindo!

Estamos chegando a um momento crucial para o restante do ano: o de organizar e analisar os dados obtidos nos primeiros meses para podermos repensar nossas práticas didáticas e, se for preciso, replanejar o que ainda será feito. A oportunidade para fazermos esta reflexão é a reunião do Conselho de Classe.

Em nossa escola, estabelecemos uma rotina de atividades diagnósticas, que foram elaboradas em conjunto com os professores, respeitando as características de cada turma e abrangendo o maior número de descritores (ou habilidades) possível. Depois de aplicadas, fazemos um levantamento detalhado de quais questões tiveram maior ou menor índice de erros. O objetivo é descobrir quais são as dificuldades para, então, desenvolver ações que possam ajudar na aprendizagem das crianças.

Os diagnósticos feitos são apresentados em nosso Conselho de Classe, que será na próxima sexta-feira, dia 08. As informações são colocadas em gráficos e tabelas, separadas por disciplina, questões, ano/série e aluno. As análises, realizadas em conjunto por todos os professores, são conduzidas pela coordenadora pedagógica. É ela quem explica quais descritores (habilidades) cada questão exigia e como cada aluno se saiu. Para completar a avaliação, são analisados os registros de observação do que é trabalhado em sala (há uma pauta de acompanhamento) e as informações sobre as produções dos alunos.

Além de toda discussão pedagógica, também conversamos sobre as características gerais das turmas (comportamento e participação efetiva de cada aluno nas aulas), a frequência dos estudantes e dos professores, se conseguimos cumprir o calendário e se o tempo pedagógico foi feito sem interrupções externas, entre outros pontos específicos.

A socialização das informações é importante para analisarmos a escola por vários olhares, do individual ao coletivo. Assim os professores das turmas apresentam suas observações, mas também escutam os comentários dos demais. Os pais e responsáveis membros do Conselho Escolar e os estudantes do Grêmio Estudantil também são convidados a participar das reuniões e a opinar sobre os resultados obtidos. No final do processo, reavaliamos as práticas didáticas, o que obteve êxito e o que pode ser melhorado.

E na sua escola, como é feita a análise dos primeiros meses? Os resultados são socializados? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin