Olá, seja bem-vindo!
Praticar atividades físicas é importante durante toda a vida. No período escolar, esses momentos colaboram para trabalhar habilidades esportivas e desenvolver a cooperação e o convívio social. Incluir a questão da competição, se não for exacerbada, pode ser positivo, afinal crianças e jovens também precisam aprender a ganhar e a perder. Aqui, nos preocupamos em não gerar rivalidades desnecessárias. Por isso, propomos uma organização diferente para os campeonatos.
Em primeiro lugar, ninguém é obrigado a participar. Quem quer, faz a inscrição e os times são formados por sorteio. Já que o objetivo principal é estimular as interações, a construção de vínculos e o trabalho em equipe, participam também ex-alunos e as famílias.
Como não temos dentro da escola um espaço apropriado para práticas esportivas, utilizamos a quadra que existe em nosso bairro e é mantida pela Prefeitura. Também contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo para a realização dos eventos. Eles fornecem, além do espaço, bolas, redes e um árbitro para nos ajudar no desenvolvimento das partidas.
Todo campeonato que realizamos começa com o convite para alunos, ex-alunos e seus familiares participarem de uma reunião de organização, em que definimos as regras e fazemos o sorteio dos times de acordo com as listas de inscrições, que são divididas em três níveis por faixa etária: crianças de 5 a 9 anos, de 10 a 14 anos e adultos. Assim as turmas ficam misturadas.
Para cada time, elegemos os cabeças-de-chaves, que são os jogadores com maior desenvoltura, e sorteamos os demais. Fazemos isso para garantir equilíbrio entre eles. As partidas começam às 18 horas, sempre às terças e quintas de cada semana. Primeiro são realizados os jogos das crianças e jovens e por último o dos adultos.
Acabamos de começar mais um campeonato de futebol de salão. Recebemos 42 inscrições de crianças e 58 de adultos. Alguns alunos do grêmio estudantil e nós da equipe gestora organizamos e apitamos o torneio das crianças. O dos adultos é feito com o apoio do árbitro indicado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.
O regulamento prevê que os times das crianças joguem todos contra todos, e os quatro melhores classificados fazem as finais. Os adultos disputam partidas eliminatórias, portanto, quem perde deixa o campeonato. Segue assim até que os dois finalistas sejam conhecidos.
E na sua escola, são realizados jogos escolares? Existe a participação dos familiares e das pessoas da comunidade? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.
Um grande e respeitoso abraço, até quarta!
Edicarlos Mellin