Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Após análises coletivas, mudamos o uso de alguns espaços

POR:
Joelma Souza

 

Estabelecer rotinas de reuniões com pais, professores, alunos e funcionários permite reavaliar as práticas da escola e replanejar o que for necessário. Foto: Renata Cardoso/Arquivo Pessoal

Olá, seja bem vindo!

Para alcançar objetivos e metas, um bom planejamento é essencial, seja em nossas vidas particulares, profissionais ou acadêmicas. Mas pode não ser suficiente. A revisão constante do que se deseja e do que se alcança é imprescindível. Quando se fala em instituições de ensino, algumas vezes, quando o plano original não dá certo, cabe aos envolvidos reavaliarem o que foi feito e replanejarem as ações para, se for necessário, tentar novamente de outra maneira ou mesmo para mudar o rumo.

Aqui em nossa escola, como já conversamos neste post, todo final de bimestre ou semestre, estabelecemos uma rotina de reuniões com pais, professores e funcionários para conversar sobre as atividades realizadas, os objetivos e as evoluções alcançadas por nossas crianças e, com base nessas análises, organizar e replanejar nossas ações para o período seguinte.

Neste primeiro semestre, as avaliações nos mostraram que estamos no caminho certo no que se refere às questões pedagógicas e disciplinares, mas apontaram a necessidade de reorganizar alguns espaços e as atividades que eram desenvolvidas em cada um deles.

Nossa sala de informática, por exemplo, também era usada como sala de apoio pedagógico e atendimento educacional especializado (realizado com base em laudos e orientações médicas, uma vez por semana, a dois alunos com necessidades educacionais especiais). Achávamos que o fato do espaço ser organizado e limpo fosse suficiente, mas a professora e os pais que acompanham as atividades nos pediram para mudar, pois a presença dos computadores, mesmo desligados, e cartazes atrapalhavam a concentração das crianças. Então, reformamos a antiga sala da direção, limpamos totalmente as paredes e, a partir da próxima semana, as aulas de apoio pedagógico e de atendimento especializado serão realizadas em novo espaço, destinado apenas a elas.

Outra alteração sugerida foi nas aulas de dança, música e artesanato, ministradas à tarde como opções de atividades diversificadas. Elas eram realizadas no pátio, mas professores e alunos pediram para transferirmos elas para o espaço da brinquedoteca. Trata-se de uma sala ampla e que comporta essas atividades, sem prejudicar sua utilização original, uma vez que ocorrem em dias em que as turmas não usam a brinquedoteca. Aproveitamos o recesso para organizar o espaço, que também irá incluir as aulas de teatro.

Para promover essas adaptações e replanejar o uso de nossos espaços, levamos em conta as opiniões de pais, alunos, funcionários e professores. Até mesmo a escolha das cores com as quais seriam pintados foi aprovada coletivamente, o que valoriza a participação de todos.

E na sua escola, há replanejamento de atividades e espaços escolares? As análises envolvem pais, professores, funcionários e alunos? Compartilhe sua experiência com a gente!

Um grande e respeitoso abraço e até a próxima quarta-feira!

Edicarlos Mellin