Como colaborar com um coordenador pedagógico que tem muitas dificuldades de orientar os professores e fazer boas intervenções na prática docente?
Pergunta enviada por Marineide Martins Sousa, de Paragominas, PA
O coordenador é o profissional que assume a liderança pedagógica da escola e, junto com o diretor, realiza uma gestão com foco na aprendizagem dos alunos. É ele que se responsabiliza pela formação dos professores, por acompanhar o planejamento pedagógico e por qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Essa função dentro das instituições é algo relativamente recente e, em muitos casos, o profissional que o assume não tem clareza de que suas ações precisam ser pautadas pelas necessidades do grupo de professores.
Portanto, quando alguém pergunta como se pode ajudar um coordenador que está com dificuldades para exercer a função que ocupa, é preciso pensar se algumas condições para que ele possa realizar o trabalho com sucesso estão asseguradas. E é justamente nesse ponto que o diretor entra na história. Como parceiro do coordenador, o gestor se responsabiliza por garantir, entre outros aspectos, horários na rotina destinados exclusivamente à formação dos professores. Dessa maneira, o coordenador poderá planejar suas ações, realizar o acompanhamento das situações de aprendizagem com regularidade, orientar o uso dos materiais existente nas escolas e outros pontos.
Outra forma de colaborar é analisar o movimento da escola, ou seja, prestar atenção no que acontece fora de sala de aula. Por exemplo, se os alunos estão nos corredores em horário de aula, se os livros estão intactos na biblioteca, se há pouca ou nenhuma exposição do que os alunos estão estudando, se há presença recorrente de alunos na sala da diretoria. Esses dados, entre outros, deveriam pautar as reuniões periódicas entre o diretor e o coordenador, pois são informações relevantes para se repensar, junto aos professores, o planejamento das atividades.
Em casos de o gestor notar que o parceiro precisa de mais apoio para que a atuação dele seja mais consistente diante do grupo, ele pode e deve buscar ajuda na secretaria de Educação, pois ela é responsável por zelar pela qualidade da formação em contexto de trabalho. Muitas redes têm técnicos responsáveis por realizar formação com os coordenadores pedagógicos, o que pode ser bastante proveitoso para trocar experiências e aprofundar conteúdos específicos desses profissionais. Às vezes, no entanto, é o próprio diretor que precisa de mais instrumentos para poder entender e reconhecer a função do coordenador como formador.
E vocês, como ajudam os coordenadores das escolas em que trabalham a qualificar as intervenções junto aos seus professores?
Abraços, Maura
Você tem dúvidas sobre direção escolar? Envie suas perguntas para http://abr.ai/maura-responde.