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Busque aliados para garantir a formação continuada

POR:
Joelma Souza

Foto: Shutterstock

Na escola onde eu trabalho, não existe um momento de planejamento com os professores. Por isso, tenho muitas dificuldades de trabalhar com eles. Como posso assegurar esse direito junto à secretaria de Educação?

Valéria Matias Temoteo, de Jardim, Ceará

Para que uma escola revele cada vez mais o seu  comprometimento com a aprendizagem e o ensino dos alunos, é fundamental garantir os momentos de formação, em contexto de trabalho, para a equipe docente. Afinal são nesses encontros para estudo, análise das produções dos alunos a partir do que foi planejado, troca entre coordenadores pedagógicos e professores que o processo de ensino pode ser discutido e avaliado para dar continuidade a elaboração das situações de ensino. Quando isso não ocorre, a opção é tentar criar uma rede colaborativa para buscar uma solução. Ou seja, você precisa de aliados para demonstrar a necessidade e a importância desse trabalho dentro da escola. A questão pode ser levada aos gestores, ao Conselho Escolar ou à secretária de Educação.

Há uma base legal que pode balizar esse debate.  A lei nº 11.738, conhecida como Lei do Piso, trata não apenas de questões salariais, mas também da jornada de trabalho, reservando um terço da carga horária para estudo, planejamento e avaliação. Essas atividades, aliás, já estavam na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Também é preciso saber como o plano municipal de Educação da sua rede aborda a questão, que certamente está contemplada, afinal cabe aos municípios e estados regulamentar como o período fora de sala de aula (previsto na lei do Piso) será utilizado. Há redes, por exemplo, que já definem quando será o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).

Com o amparo legal em mãos e o debate estabelecido, pode-se iniciar uma negociação para a realização da formação continuada dentro da escola, que envolve parceria com a direção e, principalmente, planejamento. É preciso estabelecer uma rotina de reuniões para dar sentido à participação e o engajamento dos professores para a melhoria da qualidade do trabalho e a qualificação profissional. Se necessário, busque também o apoio da secretaria, pois muitas redes oferecem formação. Nesta reportagem publicada em Gestão Escolar, são apresentadas cinco perguntas e respostas sobre a gestão do horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).

E na sua escola como são garantidos os momentos de formação?

Abraços, Maura

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