Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Trocar experiências com outros diretores ajuda na atualização

POR:
Joelma Souza

Foto: Shutterstock

Quero estar sempre atualizada sobre o cargo de direção. Onde posso buscar informações?               

Vilma Pereira, de Oriximiná, Pará

Considero que um dos espaços mais potentes para se atualizar é na reunião entre pares, em que se coloca em discussão as questões que permeiam a rede de ensino do município. Vale verificar se sua rede promove esses encontros entre os gestores e, se ainda não o faz, você pode sugerir. Este é um fórum que favorece a busca de soluções para problemas comuns e que podem ajudar na elaboração de planos de ação, deste modo, todos podem ir construindo conhecimento sobre gestão. Nos encontros se estuda não só sobre as bases legais que dão respaldo às tomadas de decisões como também se analisam os resultados das aprendizagens dos alunos e os caminhos para que o diretor também mantenha sempre um olhar para o trabalho pedagógico – até porque este é o foco principal da gestão escolar.

Outra oportunidade é realizar trabalho de campo nas escolas da rede, com foco, por exemplo, em saber como organizam as reuniões com o conselho escolar, as reuniões de pais, o fechamento de bimestre, entre outros encaminhamentos. Aqui, mais uma vez, a ideia é trocar experiências.

Você também pode acompanhar o site e a revista GESTÃO ESCOLAR, que sempre traz reportagens e referências que contribuem com os dilemas do cotidiano escolar dos gestores.  Separei duas que se encaixam no que estamos falando neste post: uma sobre a importância da conversa e debate com outros diretores e outra com exemplos de gestores que investiram em formação continuada. Para complementar, uma longa entrevista com o professor Vitor Henrique Paro sobre gestão democrática.

E você como se atualiza?

Abraço,

Maura

Você tem dúvidas sobre direção escolar? Envie suas perguntas para http://abr.ai/maura-responde