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Planejar as ações ajuda a fortalecer a parceria com o coordenador

POR:
Joelma Souza

Foto: Shutterstock

Tenho uma coordenação pedagógica que sabe fazer o trabalho dela, mas não é atuante e espera minhas orientações para realizar as atividades. O que devo fazer?

Fátima Vieira, de Teresina, Piauí

Olá, Fátima. Sua preocupação é pertinente, porque o coordenador assume a liderança pedagógica da escola em parceria com o diretor. Toda atuação, porém, depende de ajustes e este processo não acontece de um dia para o outro. É necessário implantar uma rotina de reunião entre vocês, a fim de exercitar de modo profissional esta articulação, definindo as atribuições de cada uma, para que não tenha confusão e nem descompasso na gestão da escola.

Para que esses momentos sejam mais potentes, pouco adianta impor o que precisa ser feito. O ideal é que vocês possam elaborar junto o cronograma das atividades formativas dos professores, bem como considerarem as ações previstas na rede de ensino a qual pertencem. São muitos os exemplos de temas a debater e planejar: analisar as possíveis variáveis que favoreceram ou não o bom andamento da formação dos professores; avaliar os resultados das aprendizagens dos alunos; organizar o fechamento do bimestre e/ou trimestre e o uso dos materiais existentes na instituição e o que precisam rever neste contexto para assegurar a aprendizagem dos alunos.

Esta reportagem apresenta 10 assuntos que devem estar nessas reuniões da dupla diretor e coordenador para dar sentido e significado ao trabalho). E nesta outra quais são as funções de cada um.

A construção de uma regularidade de encontros entre vocês sinaliza aos professores a importância da organização e do acompanhamento do trabalho pedagógico, que deve, assim, ser planejado e estruturado. Vale ressaltar que as discussões dessas reuniões terão como foco as ações, favorecendo a ambas dizer o que sabem, o que não sabem, no que precisam de ajuda para assegurar a qualidade da formação continuada e a aprendizagem dos alunos. Aos poucos, com tudo claro, será natural que a coordenadora conquiste a autonomia que você tanto deseja, pois o objetivo é que vocês duas saíam de cada reunião sabendo o que precisam fazer até o próximo encontro. Mas é uma construção conjunta, até porque essa autonomia não prescinde de apoio mútuo.

E na sua escola, como você estrutura a parceria com a coordenação?

Abraço,

Maura

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