Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Diretor é maestro da escola

POR:
Joelma Souza

Ilustração: Shutterstock

Quais as funções do diretor?

Lucineide Almeida de Moura, de Bom Lugar, no Maranhão

Viviane Moura de Sousa, de Araci, na Bahia

Olá, Lucineide e Viviane! É fundamental pesquisar em seus respectivos municípios, e ou estados, o que está definido em suas bases legais sobre as funções desse profissional para verificar se há especificidades locais. Hierarquicamente, o diretor ocupa uma posição peculiar, uma vez que legitima junto à comunidade interna e externa muitas das medidas da instituição, por exemplo, as previstas no regimento interno e as iniciativas e ações dos professores e funcionários.

Do ponto de vista da instituição, o diretor pode criar e incentivar a abertura de novos espaços necessários à transformação do cotidiano escolar, promovendo a gestão de pessoas e a organização de um trabalho coletivo, com a intenção de garantir que todos que nela adentram possam aprender.

Há muitas outras funções, dentre as quais: cuidar da comunicação com os pais e com os demais participantes da comunidade escolar, administrar as finanças, submeter à apreciação do conselho de escola assuntos pertinentes à deliberação deste colegiado, identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Educação, conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico (o PPP) com a participação de todos os segmentos até a sua finalização, estabelecer parceria de trabalho com o coordenador pedagógico de modo que possam assegurar a qualidade do ensino e aprendizagem, acompanhar a formação em contexto de trabalho e gerenciar as relações entre a equipe gestora, de docentes e funcionários.

Pelo tamanho da responsabilidade, o diretor pode, portanto, ser considerado o encarregado de orquestrar a administração da instituição, o fazer pedagógico e a relação com a comunidade.