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O trabalho da escola em análise

POR:
Joelma Souza

Análise criteriosa das ações que foram realizadas ajuda a planejar o que será feito no próximo ano. Foto: Shutterstock

Esta semana resolvi abordar um assunto que complementa o post da semana anterior (como analisar o desempenho da equipe) e trata sobre uma dúvida que já ouvi bastante: como fazer a avaliação institucional da escola. Afinal, todos os segmentos precisam de um momento para analisar a contribuição deles.

No momento de definir a data para essa conversa é necessário pensar quando é possível reunir todos e em qual horário, bem como o lugar adequado para acomodar as pessoas. Cuidar da organização do espaço revela o quanto o outro está sendo esperado. Pode ser previsto, por exemplo, um painel de fotos de diferentes atividades realizadas durante o ano letivo, com imagens do grupo em reuniões ou outras ações diárias, dos alunos, dos funcionários etc. Enfim algo que revele a vida na escola e mostre que todos tem um papel neste cenário.

Na reunião, precisam ser avaliados os dados relacionados ao desempenho escolar, o trabalho desenvolvido pela equipe e as condições oferecidas pela instituição. Para tanto, muitas informações necessitam ser consideradas e várias questões colocadas para reflexão da equipe. Segue uma série de sugestões e perguntas que podem favorecer o planejamento e o debate:

- Desempenho: levantar indicadores de aprendizagem, como números de evasão, de aprovação e reprovação e distorção idade-série e analisá-los comparando com a sondagem inicial. Para refletir: foi feito um plano de apoio pedagógico ao longo do ano para ajudar os alunos com dificuldades? Quais os resultados?

- Projetos desenvolvidos: quais foram planejados, como foram executados e quais as contribuições deles para a aprendizagem dos alunos?

- Formação continuada: nas reuniões, os professores têm oportunidade efetiva de planejar, discutir suas práticas, estudar e aprofundar seus conhecimentos didáticos? Esse trabalho contribuiu com o avanço profissional da equipe? São realizadas reuniões regulares com os coordenadores para analisar os resultados de cada turma e de cada classe (avaliação processual do ensino e da aprendizagem) e essas informações são usadas para avaliar as práticas pedagógicas e verificar o que precisa ser incluído nas formações?

- Equipe: além dos pontos propostos no post da semana passada, vale refletir sobre qual o número de faltas e as justificativas mais comuns? Quais os desafios que foram propostos e assumidos no início do ano e os resultados conquistados?

- Atuação dos conselhos: os conselhos de classe e escolar são feitos de maneira coletiva? Eles se conseguiram se reunir ao longo do ano? Fizeram contribuições para as tomadas de decisão?

- Parcerias: quais foram feitas e como foi o desenvolvimento tendo em vista o que foi acordado no início e o que foi obtido no fim?

- Relacionamento com as famílias: as reuniões de pais contaram com a presença e participação da maioria? Eles se envolveram nas atividades propostas? As informações da escola foram compartilhadas?

- Condições oferecidas: o calendário foi cumprido? Os espaços estão em ordem ou precisam de manutenção? Eles foram utilizados de maneira a favorecer a aprendizagem? Alunos, professores, coordenadores e funcionários têm acesso aos materiais existentes na escola?

- Gestão democrática: como se dá a comunicação com as diferentes instâncias? Os métodos utilizados funcionaram? Foi oferecidos canais para os alunos manifestarem suas sugestões e opiniões? Os funcionários têm oportunidade de fazer algum curso ou mesmo participar de discussões para ampliar/qualificar suas ações? São realizadas reuniões regulares com todos seus funcionários?

- Projeto político-pedagógico (PPP): ele realmente pautou o desenvolvimento das ações de natureza pedagógica/ administrativa e de articulação com a comunidade?

Vale ressaltar que todas as questões sugeridas têm como propósito contribuir para um fechamento de ano que é mais do que entregar notas, fechar a prestação de contas e fazer a festa de confraternização. Elas ajudam a sistematizar as ações e identificar lacunas. É importante, portanto, que, no final, a avaliação resulte no levantamento de ações a ser mantidas e daquelas que devem ser replanejadas para o ano seguinte.

Como disse Guimarães Rosa: “Tropecar  também ajuda  a caminhar….Então para que ter tanto medo do tropeço, da queda, do tombo?? Levanta-se, capenga-se, mas se sai andando e de outro modo…Com talvez, mais uma dúvida instaurada.. Ou uma certeza diminuída…Ou uma conquista feita… E isto é saber caminhar!”  Aí está a preciosidade de se fazer uma avaliação, um balanço para rever o jeito de caminhar com toda a equipe para que os alunos usufruam da qualidade do ensino ofertada na escola. Eles não são clientes, mas sujeitos de direitos!

 

E na sua escola, como é feita a avaliação institucional?

Abraço,

Maura

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