Ações como organizar o plantão de férias e preparar o planejamento, sugestões sobre a construção de conselhos escolar e de classe mais participativos e esclarecimentos sobre as diferenças de funções entre os componentes da equipe de gestão. Durante o ano, muitos foram os temas e os formatos dos textos publicados neste blog. Começamos com Edicarlos Mellin compartilhando ações de seu cotidiano como diretor de uma escola municipal em Tanabi, no interior de São Paulo, e finalizamos com a consultora Maura Barbosa respondendo a questões enviadas pelos leitores.
No início do ano, a maneira de preparar a recepção aos funcionários e professores chamou a atenção dos leitores. No texto, Edicarlos sugere a realização de reuniões individuais e coletivas para falar sobre atribuições e os papéis de cada um.
Depois o destaque foi o post sobre a construção de um planejamento coletivo, fruto, portanto, de um processo que envolve todos os segmentos da escola, e funcional, ou seja, que realmente serve como instrumento orientador do trabalho ao longo do ano.
Entender melhor as atribuições de cada gestor rendeu dois textos de sucesso: um sobre as diferenças entre diretor pedagógico e coordenador e outro com detalhes sobre a importância do vice-diretor . A preocupação a respeito de qual deve ser a formação do diretor também atraiu vários acessos.
Muitos outros pontos foram abordados, sempre com o objetivo de contribuir com o trabalho do diretor. Para conferir tudo, procure no acervo do blog. Você também pode sugerir temas ou enviar perguntas (http://abr.ai/maura-responde). Há muito a ser tratado em 2016! Acompanhe!
Boas festas!