Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

É hora de acolher e envolver os funcionários

POR:
Joelma Souza

Abra o diálogo e deixe claro o que é esperado de cada um. (Foto: Sergey Nivens/Shutterstock)

Olá,

O ano letivo começa antes para o diretor, não é mesmo? As aulas ainda não iniciaram, a escola está quase vazia, mas você já deve estar aí, trabalhando. Há muito a fazer nesse período para colocar a casa em ordem e proponho que, mesmo que a correria seja grande, não abandone uma tarefa muito importante: o acolhimento.

Os primeiros que precisam ser acolhidos são os funcionários. Sugiro que você prepare um painel de fotos, com os nomes de todos. Em uma reunião, proponha que falem sobre o tempo que estão na escola, sua origem, o número de filhos, as preferências musicais e outras características pessoais. Assim, o grupo compartilha suas histórias e os que estão chegando passam a ser conhecidos. Com todos, resgate o balanço do ano anterior, comemore as matrículas, reflita sobre os abandonos e reserve um tempo para dialogar e ouvir sugestões sobre o que precisa ser ajustado nas diversas áreas de atuação e no contexto da escola.

Os funcionários são os seus parceiros na gestão e precisam ser engajados para que a missão da escola – assegurar as condições de ensino e da aprendizagem dos alunos – seja cumprida. Por isso, é importante deixar muito claro o que se espera de cada um. Não se esqueça de retomar os aspectos que foram levantados no balanço do final do ano (abordados nesse post aqui).

Outra sugestão: prepare a sua agenda de reuniões. Para se inspirar, leia esta reportagem de GESTÃO ESCOLAR. Depois que se organizar, compartilhe os horários com todos e garanta que eles sejam respeitados.

E, lembre-se, tudo o que é feito tem de dialogar com o projeto político-pedagógico (PPP) e com os princípios que regem o trabalho da instituição. Não adianta arrumar a sala e oferecer um delicioso café da manhã apenas no primeiro dia de trabalho. Manter a articulação e a disposição para ouvir a equipe durante todos os dias do ano é o desafio.

Abraço

Maura