Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Integração dos novos alunos e outros cuidados para a volta às aulas

POR:
Joelma Souza

 

Aproveite o início do ano para integrar os alunos no planejamento da escola. Foto: Shutterstock

Olá, diretor!

Depois de tanto planejar e pensar na recepção dos professores e funcionários, finalmente chegou a volta às aulas! Movimentos dentro e fora da escola indicam que está dada a largada: pais e responsáveis lotam os estabelecimentos comerciais à procura de material, preocupam-se com os uniformes das crianças e o transporte, enquanto a equipe cuida da escola, limpando e reformando os espaços e organizando a formação de classes, grade horária, documentos e cronograma das atividades iniciais.

Porém, tudo isso seria em vão sem a presença do principal: os alunos. Eles estão cheios de expectativas para saber quem será seu novo professor, para rever os colegas ou fazer novas amizades. Por isso, a chegada na escola deve ser tratada com carinho e respeito. Esta reportagem de NOVA ESCOLA sugere caminhos para o acolhimento dos estudantes, novos e antigos, em diferentes faixas etárias.

Aproveite o momento para mostrar às crianças e aos jovens que eles terão oportunidade de participar ativamente da escola. Planeje momentos de escuta, para saber o que os alunos esperam deste ano letivo. Qual é a leitura que fazem do que a escola concede a eles, e o que pode melhorar? Os estudantes podem inclusive participar do processo de tabulação dessas informações, do planejamento e do acompanhamento de ações de melhora que foram decididas em conjunto.

Já sugerimos aqui neste blog, no post sobre organização dos espaços para o retorno das férias, que os alunos veteranos levem os novatos para fazer um tour pela escola. Além de promover a integração, essa atividade também permite analisar a relação dos estudantes com os espaços. Mas você pode fazer mais. Que tal convidar os veteranos para organizar, junto com os professores, uma programação para a primeira semana de aulas? A diretora Laudicea Farias, da EREM Professora Benedita de Morais Guerra, contou à GESTÃO ESCOLAR como organizou os primeiros dias de aula com a ajuda dos estudantes. Pensando em momentos culturais, jogos de diferentes modalidades, rodas de leitura, exibição de vídeos e mostras de atividades desenvolvidas no ano anterior, documentários e debates, e divulgando o calendário escolar, os alunos sentem-se parte ativa dessa comunidade e se integram.

Você já estava pensando em alguma atividade de recepção para 2016? Compartilhe conosco nos comentários, e bom ano letivo para nós!

Um abraço,

Maura