Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O Conselho Escolar como parceiro do diretor

POR:
Joelma Souza

Olá, Diretor(a)

Você já planejou as atividades do Conselho Escolar para este ano? Ele é um órgão fundamental para a prática da gestão democrática.

Composto por professores, funcionários, gestores, pais e alunos, deve discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico (PPP). Na prática, isso significa que sua lista de funções é bem ampla: ele pode tomar decisões quanto às diretrizes e linhas gerais da escola, discutir questões pedagógicas, administrativas e financeiras, acompanhar as ações educativas desenvolvidas e fiscalizar o trabalho dos gestores.

Assim, percebemos que ele é muito mais do que um espaço de reunião. Tem papel decisivo na democratização do ensino, pois contribui para a autonomia da instituição e, desse modo, fortalece o papel da unidade e da comunidade. Engajar todos os setores para a participação no Conselho, que muda anualmente, é fundamental. É sempre bom reforçar que todos têm a oportunidade de participar deste colegiado, caso tenham interesse. Esta reportagem de GESTÃO ESCOLAR mostra como um Conselho atuante pode mudar a realidade da instituição.

Para que este órgão funcione de fato como um parceiro, você, diretor, pode refletir sobre alguns pontos importantes: Os horários e a frequência das reuniões estão adequados para garantir a participação de todos os componentes? Será que você não está impondo suas pautas e ouvindo pouco os demais membros do Conselho? Como você divulgou e acompanhou o que foi decidido nas reuniões? O calendário escolar foi discutido e ajustado neste fórum?

Sugestão: Na primeira reunião, apresente os conselheiros do ano anterior para a comunidade, para que prestem conta das ações realizadas no período. Aproveite este momento para expor também as ações da escola quanto ao que fora estabelecido com a equipe, sobre metas alcançadas (as que deram certo e as que não). Em seguida, abra o espaço para convidar os demais pais presentes a participarem da constituição do novo Conselho Escolar.

A participação dos pais na vida escolar dos filhos, que é recorrente em várias escolas, pode ser mais efetiva por meio deste colegiado. É possível envolver a comunidade e estimulá-la a acompanhar não só os estudos dos seus filhos, mas o que está acontecendo na escola, de maneira geral. Fortalecendo essa ideia, todos saem ganhando.

Compartilhe conosco nos comentários como é a participação do Conselho Escolar onde você trabalha! Estou curiosa para conhecer suas experiências.

Um abraço,

Maura.