Olá, diretor,
Você já teve a sensação de que seu trabalho é solitário? Isso, infelizmente, é mais comum do que gostaríamos. Algumas vezes, temos dúvidas relativas às nossas funções, e não sabemos a quem recorrer. Sabemos o quanto é complexa a administração de uma escola, independente da quantidade de alunos matriculados. O fato de só haver um diretor por unidade, somado à formação inicial que nem sempre nos prepara para lidar com muitas das nossas atividades (leia sobre isso nesta reportagem de GESTÃO ESCOLAR) revelam a importância das redes elaborarem espaços de formação e encontros específicos para diretores.
Nós precisamos ter contato com nossos pares, com regularidade. Muitas redes oferecem poucas oportunidades para esses encontros, mas eles são necessários para ampliar o conhecimento sobre a nossa missão, que é: conciliar as demandas burocráticas e pedagógicas para garantir o progresso dos alunos, conforme aparece na reportagem “Quando o diretor se torna gestor”, de GESTÃO ESCOLAR.
Os encontros de diretores podem ajudar a resolver as dúvidas e a lidar com as demandas, através de discussões sobre os avanços escolares, os desafios do cotidiano e a maneira de organizar o ambiente, com foco na garantia das condições educacionais.
Diante disto, gostaria que pensássemos em algumas questões: Como a sua rede de ensino contribui para que você possa conciliar as demandas pedagógicas, administrativas, os recursos financeiros, a articulação entre a escola e a comunidade? Como se dá sua formação em contexto de trabalho? Qual é a orientação da rede e o desdobramento de ações, após o fechamento de bimestre/trimestre?
Essas, entre tantas outras, são perguntas que podem sinalizar quando o cuidado com a gestão está sendo deixado de lado na rede. A falta de um espaço de formação e de trocas de experiências faz com que o diretor desenvolva o seu trabalho de modo solitário, onde as tomadas de decisões ficam prejudicadas.
Se você ficou com vontade de ler mais a respeito dos desafios da nossa função, recomendo a leitura da entrevista com a educadora Heloísa Lück. Traz reflexões instigantes sobre o papel do diretor na escola, e mostra como ele não precisa ser um profissional solitário.
Compartilhe conosco nos comentários: como se dá a formação dos diretores em sua rede de ensino? Em que situação ela fez diferença em suas tarefas?
Um abraço e até semana que vem,
Maura