Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Garanta que o brincar seja uma prioridade na escola para as crianças

POR:
Joelma Souza

Crédito: Jacqueline Hamine

Olá, diretor,

Nas próximas três semanas, quero conversar com vocês sobre os desafios de ser diretor em cada etapa de ensino. Afinal, pensar em uma escola adequada para uma criança de 4 anos não é a mesma coisa que planejar uma instituição para um jovem de 15, certo?

Começo falando sobre a Educação Infantil. As Diretrizes Curriculares Nacionais afirmam o atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças; e a Base Nacional Comum Curricular defende que, nos últimos anos, a Educação Infantil vem consolidando uma nova concepção sobre como educar e cuidar de crianças pequenas em instituições educacionais, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.

Entre o direito social das crianças e os deveres dos cuidadores e educadores, como o diretor pode atuar? Sabemos que é necessário assegurar boas condições de atendimento às crianças, sujeitos de direitos. O brincar e o jogar, como afirma Lino de Macedo, são modos de aprender e se desenvolver. Então, como está organizado o espaço na sua escola, para que elas possam ter a oportunidade de brincar e interagir com outras crianças?

O diretor precisa garantir que os espaços interno e externo da escola ofereçam recursos e materiais variados, que permitam à turminha expressar suas emoções, sua imaginação, sua fantasia. Veja nesta reportagem de NOVA ESCOLA como os bebês conseguem aprender na interação com o ambiente. E vale sempre lembrar que, para assegurar um ambiente que favoreça o desenvolvimento de todos, não são necessários grandes investimentos, e sim uma variedade de materiais e alguma criatividade.

As sugestões são inúmeras: as caixas de papelão fazem o maior sucesso entre os pequenos, pois podem se transformar em castelos, mobílias de casinhas, carros e outros tantos que a imaginação permitir. As tampas e panelas usadas de diferentes tamanhos podem ser fixadas em suportes de fácil acesso no parque, pátio ou tanque de areia, para que as crianças explorem os sons. Também é possível organizar caixas ou cestos com objetos variados para que eles possam manusear, apertar, jogar no chão, e transformar as próprias caixas em brinquedos de empilhar, tampar, destampar, encaixar.

Em algumas escolas com mais recursos, os diretores providenciam a pintura das paredes do pátio e de corredores com tinta de lousa, para que as crianças possam rabiscar e desenhar. Outras colocam azulejos que possibilitem o uso de tintas. Até mesmo a simples ideia de encapar uma parede com papel kraft ou cartolina já permite que a turminha se aproprie daquele espaço, deixando sua marca. As variações de possibilidades são essenciais para promover um maior desenvolvimento dos alunos. Veja mais sugestões de organização do espaço nesta reportagem. E veja como as crianças também podem ser protagonistas da gestão democrática neste texto de GESTÃO ESCOLAR.

A orientação de pais e funcionários sobre o processo de aprendizagem dos pequenos também é fundamental. Afinal, todos são cuidadores e educadores, e as crianças aprendem interagindo com o mundo e o outro. Os momentos de reuniões de pais e da equipe são importantes para deixar todos a par das atividades desenvolvidas, da importância do brincar e da exploração de materiais que à primeira vista podem parecer sujeira, como as tintas e a areia.

Diretor, qual é o lugar da brincadeira em sua escola? Como estão organizados os espaços e os materiais? Você percebe que as crianças têm a oportunidade de vivenciar diferentes brincadeiras? E as oportunidades de se expressarem de diferentes formas, estão contempladas? A escola revela o quanto o brincar é valorizado e faz parte de seu projeto político-pedagógico (PPP)? Reflita sobre essas questões e compartilhe conosco nos comentários o que você faz para garantir o livre brincar na Educação Infantil. Um abraço, Maura