Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

5 anos da Revista Gestão Escolar

Colunistas, consultores e leitores contam por que fazem parte dessa história!

POR:
GESTÃO ESCOLAR

"A GESTÃO ESCOLAR é pioneira. Foi a primeira publicação a trazer conteúdos específicos tanto para diretores quanto para coordenadores pedagógicos. O sucesso da revista, alcançado ao longo desses cinco anos com os gestores, indica que estamos no caminho certo e colaborando com os desafios enfrentados por esses profissionais, que são lideranças fundamentais na conquista de uma Educação de qualidade."
Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita

"Tem sido um grande prazer fazer parte da equipe da GESTÃO ESCOLAR e acompanhar de perto seu crescimento. Recebo muitos retornos de colegas da área da Educação, professores e gestores da rede pública e privada. É gratificante saber que minhas ideias e inquietações são compartilhadas com tantos leitores."
Catarina Iavelberg, colunista de GESTÃO ESCOLAR há cinco anos

"A revista GESTÃO ESCOLAR se destaca por ser uma publicação especializada que ajuda a suprir as lacunas existentes na formação de diretores no Brasil. Seu conteúdo é diferenciado e há nas reportagens uma preocupação em discutir a gestão democrática com base no cotidiano escolar."
Roberta Panico, coordenadora da Comunidade Educativa Cedac e consultora pedagógica de GESTÃO ESCOLAR nos primeiros anos da revista

"Parabéns à equipe que produziu e produz de forma cuidadosa e comprometida conteúdos que ajudam a qualificar a ação de gestores em inúmeras escolas deste país. São cinco anos de trabalho incansável de pesquisa e entrevistas, sempre na busca de contribuir com a melhoria das condições do ensino e da aprendizagem. Felicito também quem nos acompanha, lá na ponta, pois somos parceiros na labuta cotidiana para discutir, trocar e repensar o caminhar da gestão escolar."
Maura Barbosa, consultora pedagógica de GESTÃO ESCOLAR

"Por muito tempo, a formação de diretores e coordenadores pedagógicos ficou esquecida no Brasil. Felizmente, esse cenário começa a mudar e a revista GESTÃO ESCOLAR tem contribuído para que isso ocorra, influenciando políticas públicas de formação e levando aos educadores informações qualificadas que legitimam e reconhecem as especificidades dessa área de atuação."
Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita

"A edição 30 de GESTÃO ESCOLAR foi a minha primeira experiência com uma revista digital. Baixei no tablet que levo na bolsa, no computador de casa e na sala dos professores da minha escola. O conteúdo está perfeito, a transposição do papel para as telas foi feita de forma espetacular, tudo muito bem escrito e com matérias que realmente usamos na vida escolar."
Flávia Viana de Lima Pignataro, coordenadora pedagógica da EE Professora Noêmia Garcia Ciciliato, Florínea, SP

"A revista abordou as implicações da Lei do Piso Nacional do Magistério com agilidade. Na época, era diretora e, quando os professores começaram a comentar sobre o assunto, eu já estava atualizada! Em 2013, à frente da Direção de Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação, os detalhes da lei e as responsabilidades da rede apresentadas na reportagem ajudaram a nossa equipe a destinar um terço da jornada do professor para planejamento fora da sala de aula."
Débora Del Bianco Barbosa Sacilotto, diretora geral do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Artur Nogueira, SP, e vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 - categoria Gestor, em 2012

"Após ler a reportagem de capa de abril/maio de 2012 sobre o papel do coordenador pedagógico, comecei a elogiar as ações da equipe, que estava um pouco desmotivada. Antes, eu só cobrava e o grupo de professores necessitava de incentivo. É preciso ficar atento, pois ficamos tão focados em atividades burocráticas que não percebemos que fazemos coisas mecânicas, esquecendo, inclusive, de elogiar. Agora, isso se tornou uma prática recorrente no meu trabalho."
Isis Maria da Silva, orientadora pedagógica, Olinda, PE

"Colhemos bons frutos nesses cinco anos de GESTÃO ESCOLAR. Torço para que continuemos a tê-los. Sempre na direção da Educação de boa qualidade que deve ser construída a cada dia com o nosso empenho e trabalho coletivo, partilhando nossas crenças e ideias com os colegas educadores."
Terezinha Azerêdo Rios, filósofa, doutora em Educação e colunista da seção Ética desde a primeira edição da revista

"Quando assumi o posto de orientadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, li a matéria de capa sobre formação continuada. A reportagem me fez retomar projetos engavetados e reavaliar constantemente minhas ações. Aprendi a aproveitar as sugestões dos colegas para aprimorar minha atuação como pedagoga. O resultado tem sido um trabalho mais sólido, comprometido com o coletivo e ainda mais enraizado numa postura ética."
Giovana Goudinho Stropper, supervisora escolar, Cerro Grande do Sul, RS

"Moro numa cidade pequena e nem sempre tenho acesso às novidades da área, por isso sempre recorro à GESTÃO ESCOLAR para encontrar boas experiências e indicações bibliográficas para os momentos de estudo. Leio toda a revista, em especial os artigos, que são bem escritos e me levam a refletir sobre minha prática."
Janaina Oliveira Barros, coordenadora pedagógica e vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 - categoria Gestor, em 2013, Seabra, BA

"Posso dizer que as reportagens da revista foram muito importantes ao longo da minha trajetória como coordenador, diretor e, agora, como supervisor de ensino. Em especial, a matéria de capa da edição 17, sobre o gestor sempre presente. O diretor não pode ficar no seu gabinete ou secretaria apenas assinando documentos... Esse tema é muito importante, inclusive, foi meu objeto de pesquisa no mestrado."
Emerson Magro, supervisor de ensino, Mirante do Paranapanema, SP

"Sou leitora de GESTÃO ESCOLAR desde 2009. Tenho todas as revistas, inclusive as edições especiais! Além de me atualizar, elas são um instrumento de formação dos professores na faculdade em que dou aula."
Maria Inês Miqueleto, coordenadora pedagógica, e vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 - categoria Gestor, em 2011

"A reportagem de capa sobre os sete pecados da reunião pedagógica foi a que mais impactou minha prática profissional, por trazer um olhar crítico sobre alguns vícios comuns dos gestores no preparo dos horários coletivos de planejamento, como disponibilizar para os professores textos de autoajuda em vez de materiais ligados a questões pedagógicas. A reportagem me ajudou a fazer uma reunião mais organizada, que trata realmente de assuntos relacionados à aprendizagem na escola."
Rosemary dos Santos, coordenadora de Educação Infantil, Batatais, SP

"Com a matéria de capa da edição 23, sobre Educação Infantil, pude identificar se a creche em que trabalhava contemplava tudo o que é necessário para que as crianças sejam bem atendidas e tenham um ensino de qualidade. A reportagem e a formação em serviço oferecida pela rede deram um grande suporte para a minha formação e, consequentemente, me ajudaram a promover a formação continuada dos professores da creche."
Adriana Moura, coordenadora de Educação Infantil, São Paulo

Tags