Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O fim do semestre é o momento de fazer um balanço na escola

POR:
Joelma Souza

Crédito: Shutterstock

Olá, diretor,

O primeiro semestre está se encerrando, e com as férias do meio do ano vem o balanço sobre o trabalho desenvolvido até aqui. Sabemos que este momento é fundamental para analisar os desafios e os avanços da escola, a partir das metas do projeto político-pedagógico (PPP).

Defina e assegure, nesses próximos dias, datas de reuniões com os professores de todas as etapas de ensino oferecidas. Assim, será possível analisar as diferentes circunstâncias em que se encontram as turmas, e pensar em ações específicas para cada uma delas na volta às aulas.

É fundamental, nessas avaliações, contar com o apoio do Conselho de Classe, espaço que tem como finalidade elaborar planos de ação que favoreçam o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. O que foi planejado no início do ano teve um acompanhamento para garantir sua efetivação junto aos estudantes? É necessário colocar em discussão com o grupo de professores e o coordenador pedagógico os dados e as ações que temos até aqui. Se necessário, convide um técnico da Secretaria de Educação de sua rede, pois eles podem dar sugestões que qualificarão o plano da sua instituição.

Um dos temas preocupantes, e que deve ser retomado com certa regularidade em nosso planejamento, é a evasão escolar. Essa pausa pode servir para fazer um balanço sobre as faltas nas turmas, e dessa maneira, há possibilidades de refletir sobre o que pode ser feito para reverter o quadro de abandono dos estudantes, conforme já conversamos aqui no blog. Qual foi o tratamento dado aos alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem no decorrer deste primeiro semestre? O que pode ser feito para apoiá-lo em sua trajetória até o fim do ano?

Há muito trabalho a ser feito. Com a colaboração dos professores e funcionários, é possível organizar um novo cronograma de atividades, analisar se não está havendo desperdício de materiais e como eles podem ser reorganizados para evitar que isso aconteça, limpar e fazer os reparos necessários nos espaços, e guardar os cartazes da escola, facilitando a operação para o reinício das aulas. Uma sugestão é consultar o livro “O que revela o espaço escolar?”, para fazer essa manutenção.

Sabemos que os desafios são muitos, e de diferentes naturezas. E, justamente por isso, os dias de recesso do meio do ano precisam ser organizados com atenção para não deixar nenhum aspecto da gestão passar batido. Como você está planejando esse período? Conte para nós nos comentários!

Um abraço,