Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Otimize a comunicação da escola com os pais dos alunos

POR:
Joelma Souza

As reuniões presenciais não devem ser o único momento de diálogo com os responsáveis. Na foto, a escola Hilda Weiss Trench recebe os pais para um encontro. Foto: arquivo pessoal

Olá, diretor,

Neste fim de férias, vamos refletir sobre o diálogo com os pais e responsáveis? Você já pensou sobre como isso aconteceu no primeiro semestre, e o que pode ser melhorado para essa segunda metade do ano?

Ao avaliar como se deram as conversas – pessoais ou por escrito – com as famílias até agora, é necessário verificar junto à equipe o que deu certo e o que precisa ser ajustado para que todos possam acompanhar a programação e a vida dos estudantes.

Quais são os canais que sua escola mantém abertos? Além das reuniões e conversas presenciais, que são um tema à parte e foram tratadas nesta reportagem, existem as maneiras mais tradicionais de falar com os pais: colocar comunicados no quadro de aviso logo na entrada e cartazes no portão, mandar panfletos e bilhetes.

Por outro lado, graças à internet e aos smartphones, as possibilidades de se manter em contato com os pais se ampliaram. Agora, podemos mandar e-mails, SMS e mensagens pelo WhatsApp, criar blogs e página no Facebook. Visitei a EME Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo, para falar justamente sobre a comunicação com os pais via internet. Eles queriam que a escola fosse mais presente no ambiente virtual, de sua familiaridade, e a diretora, então, investiu em algumas plataformas para cumprir essa necessidade. Vale a pena dar uma olhada no vídeo que resultou deste encontro!

Os dados que coletamos quando realizamos a caracterização da comunidade escolar, sobre escolaridade das pessoas, sistemas de transporte mais utilizados e acesso aos meios de comunicação, podem dar boas pistas sobre as formas mais eficientes de dialogar com os pais e responsáveis. Por exemplo, se a maioria das pessoas têm acesso frequente à internet, que tal criar um blog ou uma página da escola para atualizar a comunidade sobre os projetos recentes? Será que é mais eficiente mandar mensagens pelo celular ou pela agenda dos alunos? O que fazer para dar recados a responsáveis que não são alfabetizados?

É importante pensar em formas de comunicação de ações que estejam relacionadas com toda a escola, como informes gerais sobre o andamento da instituição, a divulgação do calendário escolar e de projetos desenvolvidos, mas também é igualmente fundamental manter os adultos por perto no dia a dia das crianças. Isso deve ser feito através de canais individuais. O diretor precisa, por exemplo, estar disponível no portão em alguns dias para encontrar os pais na entrada ou na saída dos alunos e ter sua agenda liberada em alguns períodos para atender quem deseja conversar. Não adianta ter um site repleto de conteúdo se o gestor não sabe como entrar em contato com uma mãe de aluno em caso de emergência. Você e sua equipe conseguem ter acesso aos pais e responsáveis de qualquer um dos estudantes? O que pode fazer para essa comunicação melhorar? Uma agenda atualizada, com o máximo de contatos possíveis sobre cada pessoa, é essencial.

Diretor, como funciona a comunicação com os pais na sua escola? Você e sua equipe desenvolveram algum método que ajudou a melhorar esse diálogo? Compartilhe conosco nos comentários!

Um abraço,

Maura