Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Vamos construir um espaço coletivo de soluções?

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Olá! Sou Andrée de Ridder Vieira e é com muito prazer que estreio o blog Sustentabilidade na escola, aqui no site GESTÃO ESCOLAR, em parceria com o PLANETA SUSTENTÁVEL. Neste espaço, vou compartilhar minha experiência de mais de 25 anos como educadora ambiental, atuando na formação de gestores e educadores de todas as regiões e realidades do Brasil. Mas também quero aprender com você, com suas ideias e desafios.

A sustentabilidade não é um tema novo. Durante muito tempo, ela foi considerada moda, mas agora é o momento de obter resultados e a Educação é o melhor caminho para isso. Ela deve estar na essência de tudo o que fazemos na escola, desde o ambiente de convívio, a estrutura física, as pessoas e o currículo. De forma criativa, ela ajuda a mover o ensino para dar sentido à vida e à cidadania. Portanto, a sustentabilidade não está só no jardim, no plantio das árvores, naquele parque que os alunos costumam visitar ou em manter a torneira fechada. Está aí, na sua sala, em todas as classes, na cozinha, no pátio, na quadra e nos armários da biblioteca. Afinal, alguns dos objetos mais usados desde a origem da escola, como o caderno e o lápis, vêm de recursos naturais.

A cada post, espero ajudar a acender uma luz que colabore para tornar possível a implantação das políticas públicas do Ministério da Educação (MEC), como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a transversalidade do meio ambiente nas disciplinas, a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795, de 1999) e, mais recentemente, o Programa Escolas Sustentáveis para Todos.

Minha ideia é trazer metodologias, dicas de materiais didáticos e leituras e formas de envolver e apoiar os docentes, monitorar e avaliar resultados, formatar bons projetos, enfim, refletir sobre casos que já vivenciei, ou sobre os vários comentários que chegarão até nós. Quero colaborar para tornar isso prático e acessível para todos com o prazer de trocar saberes e experiências.

Para que o nosso blog seja um sucesso, cumprindo o papel de mostrar que a gente pode fazer a diferença pela Educação do nosso país, aguardo desde já seus comentários e dúvidas, aí embaixo e a cada novo post.

Na Educação para a sustentabilidade, dois sempre é melhor que um. E em rede, sempre faremos mais e melhor!

Um abraço e até a próxima segunda.

Andrée