Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Sugestões para abordar água e consumo em conjunto

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Foto: Shutterstock

Olá,

O trabalho com a água virtual – assunto do post da semana passada – pode ser desdobrado em inúmeras abordagens na sala de aula. Uma das possibilidades mais interessantes, na minha opinião, é planejar conjuntamente dois temas muito recorrentes nas escolas brasileiras quando o assunto é sustentabilidade e geralmente tratados separadamente: água e consumo.

Esse foi o caminho escolhido pela EM Professora Maria Francisca Santana M. Tavolaro e a EM WalfridoMaciel Monteiro, participantes do projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, patrocinado pela Petrobras, em São Sebastião, a 206 quilômetros de São Paulo. Os gestores e os docentes das escolas participaram de uma oficina com duas dinâmicas: “Água é vida” e “Quem sou, de onde vim e para onde vou”

. Nos links você pode conhecer os detalhes e seguir as dicas para aplicar aí na sua instituição.

De forma muito impactante, essas propostas ajudam a demonstrar aos alunos a situação crítica da quantidade de água potável disponível no mundo e associar o seu alto consumo (ou desperdício) com a produção dos bens presentes no nosso dia a dia. Ao levar as dinâmicas para as reuniões pedagógicas com os professores, os convide a pensar sobre como esses conteúdos podem ser abordados nas disciplinas e nas classes em que atuam.

As dinâmicas podem e devem ser apenas um ponto de partida. É importante que vocês busquem maneiras de analisar a água e o consumo dentro da realidade dos seus estudantes. No final da dinâmica “Água é vida”, por exemplo, os educadores das escolas de São Sebastião fizeram a reflexão sobre a quantidade, os tipos e os lugares da água analisando uma imagem da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, uma das que compõem o sistema de abastecimento público da região em que eles estão. Isso pode ser adaptado para a cidade em que você está, bem como os tipos de objetos representativos do consumo.

Você acha que essas sugestões podem ser úteis para o seu trabalho? Já desenvolveu algo semelhante? Conte nos comentários como foi sua experiência.

Uma ótima semana e feliz Dia do Professor para os docentes da sua escola!

Andrée