Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Como deixar os eventos da escola mais sustentáveis

POR:
Andrée de Ridder Vieira

 

Olá,

O fim de ano se aproxima e é comum organizar momentos como feiras, mostras culturais e festas nesse período. A comunidade fica muito animada com essas possibilidades, pois são eventos especiais para o convívio e para mostrar os resultados do esforço conjunto pela aprendizagem.

Quando participei de uma dessas ações na EMEF Professora Alice Sulli Nonato, em Valinhos, a 90 quilômetros de São Paulo, alguns detalhes chamaram a minha atenção. A ambientação de entrada da mostra cultural havia sido confeccionada com garrafas PET em formato de mosaicos, com letras que formavam frases, além de fotos dos alunos envolvidos nas atividades. Ao percorrer os demais espaços, pude observar a preocupação em tornar cada sala de aula um local para proporcionar aos pais e visitantes experiências de reflexão sobre a sustentabilidade.

Fiquei pensando: “O que eles iriam fazer com os resíduos gerados durante o evento quando ele terminasse?”. Ao levar essa questão para as gestoras, fui surpreendida com o planejamento que já haviam feito. Elas envolveram organizações sociais como cooperativas da região nas etapas de criação da proposta para a coleta de materiais recicláveis já existentes e, posteriormente, o destino correto para a reciclagem. Os alunos e familiares viram sentido na preparação dos materiais e puderam conhecer o trabalho social das cooperativas locais.

Essa lembrança me inspirou a compartilhar com vocês algumas reflexões e dicas importantes para a hora de realizar um evento aí na sua escola. Vamos a elas.

Planejamento: divida as tarefas entre os participantes e elabore um cronograma possível, que não cause muito stress para os envolvidos e preveja o monitoramento das etapas. Muitas vezes, o excesso de gastos, ou de equívocos, acontece por falta de planejamento. Faça uma tabela listando todas as atividades preparatórias, com os responsáveis e os prazos. Organize uma checagem a cada três dias, ticando o que já foi cumprido e auxiliando as equipes que possam estar com dificuldades para dar tempo de fazer mudanças. Prepare uma segunda tabela com os espaços do evento e os responsáveis no dia, indicando um principal e os auxiliares, incluindo os alunos e familiares. Expor essa escala num local acessível e conversar sobre ela com todos ajuda muito a ser bem-sucedido. Visite este site para refletir sobre como incluir a sustentabilidade em todas as etapas.

Convite: seja criativo para contemplar a proposta de sustentabilidade no texto e no layout do convite. Lembre todos, por exemplo, de levar uma caneca para evitar o uso de copos plásticos. Quem aderir, pode até ganhar um brinde artesanal. Conforme a realidade do público, estimule o uso de convites eletrônicos e a divulgação em blogues e redes sociais, assim vocês vão gastar menos papel.

Alimentação: procure variar as receitas, comprar ingredientes de fornecedores locais e evitar ao máximo o uso de descartáveis. Outra ideia é envolver projetos sociais da região que trabalham com alimentação, mas sempre fique de olho nas questões de procedência, segurança e higiene no preparo. Dê uma atenção especial ao óleo de cozinha que pode contaminar milhares de litros de água doce. Informe-se sobre um possível posto de entrega para a reciclagem dele e organize a coleta durante o evento. Veja as orientações da ONG Biobras sobre esse tema.

Decoração: use materiais que possam ser reutilizados depois e objetos emprestados. Espalhe lixeiras indicando a separação dos materiais (reciclável e não reciclável) nos vários espaços do evento. Uma placa informativa, contando o destino e a importância da atitude do visitante, fará a diferença! Ao final, dê destino adequado aos resíduos e informe todos sobre quantos e quais materiais foram encaminhados para a reciclagem.

Avaliação: reúna os participantes para refletir se os objetivos foram atingidos e traçar novas metas para que a próxima ocasião seja ainda mais sustentável. Para esse momento, dê uma olhada nesta sugestão de matriz de ecoeficiência que desenvolvemos no Instituto Supereco.

Finalmente, lembre que um evento sustentável é mais do que uma vitrine. É um local onde cada um que participa, começando por você, a equipe e os alunos, são potenciais multiplicadores de ações e de atitudes. Seja um espelho do que espera que outras pessoas passem a adotar como prática na vida.

Boa diversão e até a próxima semana!

Andrée