Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Faça um amigo-oculto com menos consumo, sem ser ecochato

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Foto: Shutterstock

Olá,

Mal chega novembro e a gente começa a pensar nas festas de final de ano. Os professores estão cansados, as tarefas acumuladas e os alunos alvoroçados para que cheguem as tão sonhadas férias. Daí surge alguém na sala dos professores com a pergunta: e o amigo-secreto (ou amigo-oculto), quem irá organizar? Vai ter festa de confraternização?

Com isso vem mais um mote para a gente discutir. Como transformar mais esse momento numa grande oportunidade para refletir sobre o consumo responsável e consciente, sem deixar de promover a diversão e a integração da equipe?

Apesar da crise econômica, o consumo no final do ano deve aumentar cerca de 8 %, conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).  87% dos entrevistados disseram estar dispostos a comprar presentes. Mas, quanto desse consumo é responsável e se preocupa em impactar menos o meio ambiente pelo tipo de produto adquirido? Esse é um assunto importante para levar às salas de aula da escola em que você atua e discutir com os alunos o que eles pensam a respeito. O site do Edukatu traz muitas dicas legais para a Educação voltada ao consumo.

Mas, como falávamos, além de envolver os alunos, você pode fazer algo diferente com a equipe de professores e colaboradores da escola. Por isso, elaborei algumas sugestões para que seu amigo-oculto seja o mais sustentável possível, sem ser ecochato. Vamos começar?

1)      Antes do grande dia: uma vez sorteado o amigo-oculto, proponha que a caixa que normalmente guarda bilhetinhos seja trocada por um mural na sala dos professores ou outro espaço que todos os participantes frequentem, voltado aos valores que colaboram para a boa convivência. Com tarjetas de papel e canetas coloridas, os participantes da brincadeira podem escrever: Eu presenteio meu amigo-oculto com… e completar a frase com um desejo, colando-a no mural. Por exemplo: Eu presenteio meu amigo-oculto com muita alegria no coração! Ou: com tempo para respirar! Quem quiser ou estiver precisando de um desses sentimentos, pode até levar as tarjetas para casa no final do dia.

2)      Alimentação consciente, responsável e saborosa: o desperdício de alimentos e bebidas, bem como o alto consumo de descartáveis, é algo rotineiro nas festas de confraternização. Estimule a equipe a levar suas canecas para o evento em vez de usar copos plásticos, elaborar pratos que não necessitem de talheres descartáveis e organizar grupos e combinados sobre o que levar e em qual quantidade para não gerar sobras. Aproveitem para eleger receitas que valorizem os produtos locais, os orgânicos e o preparo artesanal. Receitas de família que tragam algum significado especial para a data podem ter suas histórias compartilhadas no dia.

3)      O presente é um talento: em vez de presentear o amigo com algo material (como um produto), sugira que as pessoas compartilhem seus talentos. É importante conversar com todos para que ninguém se sinta envergonhado e que os talentos façam sentido no contexto do grupo. O presente pode ser uma poesia, uma canção, uma dança, a contação de uma história, um desenho, uma receita saborosa e tudo o que a criatividade permitir, desde que se enquadre no perfil de quem presenteia e de quem é presenteado.

4)      Feira de trocas: uma das alternativas propostas pela linha do consumo consciente e do comércio justo e solidário é a organização de feiras de trocas. A ideia é bem simples, mas traz um valor importante para a sustentabilidade, uma vez que não envolve uma nova compra. Cada um traz algo que possui e no dia da troca de presentes compartilha a história e o significado daquele objeto. A organização pode ser feita de várias maneiras: desde o sorteio tradicional antecipado do amigo-secreto até aquele em que o amigo é conhecido na hora.

5)      Presente “amigo do planeta”: se a turma faz questão de ter um presente comprado, combine que eles sejam sustentáveis. Alguns exemplos são: objetos com preços acessíveis, mas com boa durabilidade; algo que pode ser facilmente reciclado; um produto que tem a renda revertida para algum projeto social ou ambiental; algo que é feito artesanalmente por uma comunidade próxima; um artefato que possibilite a mudança de hábito para atitudes mais sustentáveis etc.

 

Organizar um evento, mesmo um amigo-oculto, dá trabalho, mas vale muito a pena. Por isso estou curiosa para saber se você já tentou algo diferente nesse sentido e se conseguiu estimular a reflexão da equipe sobre o consumo sustentável. Se for começar agora, conte, depois, como foi a experiência com os professores.

Para aproveitar o clima, eu termino este post oferecendo a minha mensagem aí para o seu mural:

Eu presenteio você, amigo(a) gestor(a), com uma semana cheia de realizações e de alegria!

Abraço,

Andrée