Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

O que o Tratado de Educação Ambiental pode indicar para a sua escola

POR:
Andrée de Ridder Vieira

 

Imagem: Shutterstock

Olá,

O princípio 14 do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global indica que os meios de comunicação devem ser usados para promover o intercâmbio de experiências, métodos e valores. É isso que temos feito aqui, não é mesmo? Mas o que será que esse documento tão emblemático, lançado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – ECO 92 e publicado em sete idiomas, indica para as práticas da sua escola?

Composto por 16 princípios, o Tratado é uma espécie de direção para todos os tipos de protagonistas e públicos nas práticas da transformação humana e social e da conservação ambiental, estimulando a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas. Você pode conhecer uma versão ilustrada dele neste link.

Colocando o Tratado em prática

Após acessar os links e conhecer os 16 princípios, interpretando cuidadosamente o texto, você pode promover uma discussão com sua equipe para avaliar se a escola já tem aplicado algumas das diretrizes abaixo. Assinale quais itens estão sendo implantados por vocês, registre que ações têm a ver com esse aspecto e liste novas práticas que podem ser adotadas para aprimorar os temas que ainda recebem pouca atenção. Vamos lá:

(   ) entendemos a Educação como um direito e nossas metodologias e atividades valorizam o aprendizado coletivo, com trocas de saberes entre professores e alunos, numa construção conjunta do conhecimento, valorizando aptidões, atitudes e ações individuais.

(   ) a nossa escola estimula a criticidade nos alunos, integrando o olhar sobre o ambiente do entorno, a sociedade, o mundo moderno e globalizado e seus desafios.

(   ) em nossa escola, a Educação ambiental é praticada de forma interdisciplinar e não em uma única disciplina; é abordada de maneira sistêmica, contextualizando as relações entre os seres humanos e a natureza, valorizando aspectos históricos, culturais e naturais, entre outros, que estimulam a cooperação mútua e a ação dos estudantes para mudanças necessárias na sua localidade.

(   ) desenvolver, nos alunos, habilidades, capacidades e valores como solidariedade, igualdade, valorização das diferentes culturas e etnias, promover a resolução justa e humana dos conflitos surgidos no ambiente escolar, com cooperação e diálogo, assegurar o respeito aos direitos humanos, sem distinção ou preconceito étnico, físico, de gênero, idade ou classe são conquistas tão importantes para nós quanto o cumprimento do conteúdo programático das disciplinas.

(   ) incluímos em nossas aulas o resgate dos saberes e culturas locais, a diversidade linguística e cultural, a Educação bilíngue, o histórico dos povos, proporcionando, inclusive, o aprendizado com base nos cenários e elementos do ambiente local.

(   ) costumamos registrar nossas experiências educativas, técnicas, metodologias, projetos, sucessos e lições aprendidas, divulgando para os demais em canais de fácil acesso, como sites e outras tecnologias sociais inclusivas, para que outros atores também possam se inspirar em nossa história. Também procuramos investir em momentos de intercâmbio de experiências entre nossa equipe, e desta com outros espaços educativos externos para também aprender com o outro.

(   ) cada ser vivo e recurso ambiental é valorizado em nossa escola, aprimorando a capacidade de percepção dos alunos de que não somos exclusivos e mais importantes no planeta. Assim, também precisamos de limites para a exploração sem planejamento dessas formas de vida e dos recursos naturais para o nosso desenvolvimento.

 

 

Ao final da reflexão, espero que vocês percebam que já são praticantes ativos aqui no Brasil desse importante pacto mundial. Portanto, precisam divulgar, comemorar e mobilizar outras escolas a adotar essa ideia! Uma das possibilidades para compartilhar suas práticas e conhecer outras ligadas a esse tema é a página do Facebook da Rede Planetária do Tratado de Educação Ambiental (Plantea).

E não esqueça de contar suas reflexões para a gente também, utilizando o espaço de troca nos comentários do nosso blog.

Uma ótima semana!