Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

A estruturação de um programa de voluntariado educativo

POR:
Andrée de Ridder Vieira

 

Ilustração: Shutterstock

Olá,

O Dia Internacional do Voluntariado, comemorado em 5 de dezembro, é a inspiração para este que é nosso último post do ano. Ações de voluntariado

são uma grande oportunidade para desenvolver na comunidade escolar valores como solidariedade, cidadania, cultura de paz e sustentabilidade. Para instituir esse tipo de iniciativa, no entanto, é importante ter alguns cuidados. O primeiro deles é prever uma ação prática, realizada em um território definido e que atenda às necessidades do público atendido.

Abaixo, reúno algumas sugestões para que você possa planejar um programa nessa área ou avaliar os projetos que já possui.

1)      Embasamento: procure ler e discutir com a equipe referências para o trabalho de voluntariado educativo. O educador colombiano Bernardo Toro escreve sobre aprendizagens de convivência social e pode ser uma fonte interessante de consulta. Documentos como os guias Construindo um Projeto de Voluntariado e Voluntariado Educacional: Um dos Caminhos para Cidadania e a animação Construindo um projeto de voluntariado também podem ser utilizados como referência.

2)      Planejamento: o voluntariado educativo tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de habilidades nos alunos, tanto em termos de valores e princípios como também prepará-los para a vida e o trabalho. Pensando nisso, promova um planejamento participativo, envolvendo os outros membros da gestão, os professores e os estudantes para a definição do tema, das expectativas e das atividades, analisando também se os conteúdos das disciplinas poderão dialogar com as ações. Deixe fluir as ideias criativas, as habilidades e potenciais de cada indivíduo e procure alinhar todos no compromisso conjunto. Dessa maneira, desde o começo você estará estimulando a proatividade e o engajamento dos alunos pela cidadania. Lembre de combinar horários e providenciar espaços que não atrapalhem o andamento das aulas.

3)      Compromisso: a atividade de voluntariado é, muitas vezes, confundida como uma ação que não possui um valor (pois não há remuneração, por exemplo). Todos os envolvidos precisam entender que há, sim, muitos valores envolvidos. O maior deles é a doação de tempo, vontade e conhecimento do voluntário. Então, quem integra essa prática precisa ter em mente que quem se compromete com uma função não pode faltar. Para colaborar com a compreensão dessas particulares do voluntariado, leia e discuta a Lei do Voluntariado e estabeleça coletivamente os combinados do grupo de voluntários da escola.

4)      Foco: faça um diagnóstico dos problemas que podem ser abarcados pela ação voluntária, tomando cuidado para detectar as reais necessidades do grupo ou instituição que se beneficiará das ações. Defina o que se quer transformar, porque e quem está envolvido. As ações podem até ser feitas dentro da escola, com a implantação de novos espaços para leitura ou a organização de grupos de orientação e estudos, por exemplo. E, claro, vocês também podem eleger temas ligados a meio ambiente, Educação, cultura, saúde, assistência social, lazer, defesa de direitos e cidadania, buscando parceiros no entorno da instituição.

5)      Acompanhamento e avaliação: seja um facilitador e um norte para colocar tudo em prática e verificar a qualidade da ação, desde a organização, a identificação das necessidades e dos recursos necessários e a interlocução com quem receberá a ação de voluntariado. Mas não monopolize a execução direta das atividades. Todos devem participar! Ao final do projeto, reúna o grupo para avaliar como foi a ação, quais pontos deram certo e quais as lições aprendidas. É aí que você verá o aprimoramento das habilidades e a percepção dos alunos sobre a importância dessa prática. Procure reconhecer os participantes com um certificado e divulgue os resultados alcançados para o restante da comunidade.

E você, já possui alguma ação positiva de voluntariado na escola? Conte pra gente e pense em inscrever o seu projeto em iniciativas como o Prêmio Escola Voluntária.

Desejo ótimas festas para todos e que 2015 venha repleto de boas ideias para a gente construir este mundo melhor e mais sustentável!

Andrée