Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Crie uma Árvore da Boa Convivência para cultivar ao longo do ano com a sua equipe

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Ilustração: Shutterstock

 

Olá,

O início do ano é o momento de relembrar os combinados com a equipe e acolher os novos integrantes. Nessa hora, também é importante você garantir que a sintonia perdure até o final do ano, potencializando os encontros coletivos de trabalho para monitorar a evolução do processo, mês a mês.

Uma dica de leitura para você e a equipe realizarem nesse período inicial é Metáforas de Liderança: Aprendendo Com a Natureza, de José Campanhã. Veja a comparação que o autor faz: “Líderes são como árvores. Eles nascem de uma pequena semente e necessitam de raízes sólidas… para crescer, demandam cultivo, cuidados e elementos que auxiliem em seu crescimento, como iluminação e clima favorável. Árvores purificam o ar, transmitem estabilidade e atraem pessoas que buscam abrigo; pois os líderes devem fazer o mesmo. Assim como as árvores, gente que exerce liderança também precisa de uma poda de vez em quando… Há outras características comuns entre árvores e líderes. Eles, assim como elas, devem ser produtivos e capazes de resistir a impactos e sobreviver a mudanças. Se líderes são mesmo como árvores, há muito a aprender com elas!!!”

Com base nessa metáfora, sugiro que você construa com a equipe uma Árvore da Boa Convivência, a ser exposta num local bem visível da sala dos professores ou outro espaço que todos os funcionários frequentem. A espécie de árvore brasileira que servirá de modelo pode ser escolhida por todos na reunião. Nessa planta, vocês irão pendurar, ao longo do ano letivo e das reuniões, frutos (feitos em cartolina) com textos retratando os combinados já conquistados e frutos que ainda precisam amadurecer, pois não estão sendo executados adequadamente pela maioria. O que ainda está por nascer, pois não existe, pode ser retratado como semente no solo. Em todos os casos, é o grupo que decide a cor e o formato dos símbolos. Com essa ação, você não vai impor o que tem de ser feito e sim dar espaço para a corresponsabilidade de todos, vivenciando a cada encontro a evolução do processo.

Para apoiar o monitoramento dessa iniciativa, crie uma ficha de avaliação (individual ou coletiva) para cada reunião, que pode complementar o exercício da árvore. Preencha o formulário usando sementes indicando, assim, como o plantio está acontecendo. Acesse aqui um modelo para esse material e adapte inserindo as perguntas que desejar para cada encontro. No final do ano letivo, as fichas podem ser transformadas em um gráfico para avaliação geral. Lembre-se de garantir uma boa organização e o armazenamento desse material, pois ele pode ser muito útil nas várias reuniões de planejamento.

Bom trabalho e boa colheita!

Andrée