Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Combate aos efeitos das mudanças climáticas vira aprendizado em escola do Pantanal

POR:
Andrée de Ridder Vieira

 

Foto: Shutterstock

Olá,

Imagina um lugar onde o calendário escolar segue o ritmo das águas! É assim em algumas escolas rurais do Pantanal, que alterna o período das cheias com as secas e todo o cenário muda (fauna, flora, pessoas e suas atividades) conforme muda o curso das águas. Para reduzir a evasão nas cheias, algumas instituições até se preparam para alojar as crianças na escola.

Também no Pantanal, maior planície inundável do mundo e região de biodiversidade rica e única, os efeitos das mudanças climáticas têm provocado sérias alterações e ameaças à fauna, flora e vida aquática, até mesmo com risco de extinção acelerada. Mas, o problema virou uma grande oportunidade para o Grupo de Pesquisadores de Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Instituto Caracol e a ONG WWF. Juntos, eles aplicaram o Projeto Ambiental Escolar Comunitário (PAEC) na Escola Estadual Maria Silvino P. de Moura, em São Pedro de Joselândia (MT). Além de minimizar diretamente os efeitos das mudanças climáticas, a escola se envolveu de tal maneira que aproveitou a iniciativa para realizar atividades de várias disciplinas com esse tema.

A ideia principal foi aplicar ecotécnicas para construir estruturas físicas na escola, como o caso das cortinas verdes. Feitas de trepadeiras, elas diminuem o calor em ambientes como as salas de aula, algo que vinha causando um grande incômodo para as crianças e os professores. O ecofiltro ajudou a ter água potável, o telhado verde trouxe sombra e frescor e a casa tradicional resgatou práticas de construção tradicionais da região em uma construção fresca.

Já que não podemos ir a Joselândia conhecer de perto a experiência, trago o link do vídeo produzido pelo projeto. Acesse aqui e perceba como é possível, com ideias simples e criativas, envolver várias pessoas da comunidade em um tema tão importante e atual como as mudanças climáticas.

Indicações de leitura

Para se manter atualizado sobre as mudanças climáticas, vale a pena conferir o primeiro relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (RAN 1 / PBMC). A versão completa, com três volumes, pode ser baixada aqui, no artigo de Tasso Azevedo para o Planeta Sustentável.

Aproveitando que vai visitar o site do Planeta Sustentável, não deixe de conhecer o gibi HQ Heróis do Clima, com desenhos do cartunista Caco Galhardo. O material conta, de uma maneira divertida, quem são os cientistas que vêm colaborando para entender os fenômenos das mudanças climáticas. Você pode fazer o download gratuito em português, espanhol e inglês e compartilhar com a equipe da sua escola.

Outra iniciativa bacana para engajar os jovens é o projeto Engajamundo. Ele se propõe a informar, capacitar e engajar os jovens brasileiros nas negociações internacionais relacionadas ao meio ambiente, como as conferências mundiais.

Vamos entrar no clima e fazer a diferença? Compartilhe conosco se você já desenvolve algo relacionado a essa temática.

Até segunda que vem!

Andrée