Olá,
Já falamos aqui no blog sobre a crise hídrica e as mudanças climáticas, então agora vamos refletir sobre como esses e outros problemas ambientais podem ser amenizados com a ajuda das florestas, que tiveram seu dia mundial comemorado em 21 de março.
Sem floresta não existe água, as matas ciliares desempenham um papel fundamental na proteção dos rios. E sem ela também não se tem um clima agradável, com sombra e ar puro. Todos esses trabalhos essenciais desempenhados pelas florestas recebem o nome de serviços ambientais e eles garantem boa parte do que necessitamos para nossa sobrevivência. Além dos já citados, temos ali alimentos variados, matérias-primas como o látex e a madeira, ingredientes para medicamentos que salvam vidas e tantos outros.
Em uma única árvore, é possível encontrar uma dezena de preciosidades. Vejamos, por exemplo, o umbuzeiro da Caatinga, conhecido como “árvore sagrada do sertão”. Com tanto calor no semiárido, ele chega a armazenar até 2 mil litros de água em suas raízes superficiais! Como ele perde as folhas quando termina a época das chuvas, não tem como transpirar e retém a água para si e para a comunidade. O nome vem do tupi-guarani ymbu, que significa “árvore que dá de beber”. É a água retirada das raízes do umbuzeiro que mata a sede de muitas pessoas durante a estiagem e previne contra diarreia e vermes. O fruto umbu, que parece um limão azedinho, é muito nutritivo, rico em vitaminas, proteínas, cálcio, fósforo e ferro. Serve para fazer doces, sorvete, geleia, suco, vinagre e até licor, sem contar a famosa umbuzada e outras tantas receitas que também fazem parte da merenda em várias escolas do nordeste.
Aproveitando curiosidades como essas, você pode propor que os professores desenvolvam pesquisas e reflexões sobre a riqueza florestal que nos cerca. Compartilho duas sugestões a seguir.
- Aula sobre as folhas que não estão no caderno
Já que não é tão fácil fazer uma aula dentro da floresta, organize uma coleta de folhas de árvores e plantas de diferentes tamanhos e cores e uma pesquisa sobre elas. Ao compartilhar essa diversidade com os alunos, levante questões como: Por que existem tantas cores e tamanhos diferentes? A maioria das folhas é verde, em diferentes tons, mas por que algumas são avermelhadas e outras meio roxas? Por que algumas são lisas, outras pontiagudas e algumas aveludadas? Na medida em que eles vão respondendo, mostre desenhos ou fotos das árvores a que as folhas pertencem.Ressalte o quanto a cor verde facilita a absorção da luz do sol para realizar a fotossíntese, por isso, as plantas que gostam de sol têm folhas mais claras, já as de sombra, tom verde escuro. As com pigmentos vermelhos funcionam como um protetor solar. Há, até mesmo, árvores e outras plantas com folhas de coloração diferentes ao longo do caule, de acordo com a incidência de sol. Veja algumas informações sobre isso na lista abaixo.
Dicas para facilitar a comparação entre as folhas
- Folhas grandes são como as placas fotovoltaicas para produção de energia, têm uma maior área para captar luz do sol. Numa floresta tropical algumas plantas que ficam sob as copas altas são bem largas!
- O espinho é uma folha modificada para evitar a transpiração, bem como para proteção contra predadores. Também funciona como um canudinho para os cactos que absorvem lentamente o orvalho.
- Folhas “enceradas” evitam o excesso de transpiração (perda excessiva de água) devido ao calor intenso, como a carnaúba (Copernicea cerifera), cuja cera das folhas é usada na indústria.
- Nas folhas aveludadas, os pelos servem como um protetor solar.
- Folhas perfumadas, como as de eucalipto, laranjeira e pitangueira, servem para atrair os polinizadores,.
- Folhas “armadilha”, das chamadas plantas carnívoras, capturam insetos. Algumas têm formato de conchas que se fecham, outras liberam uma substância grudenta.
- A perda de clorofila e de água gera folhas secas e marrons.
- Jogo da memória dos serviços ambientais
Com base em uma pesquisa de elementos típicos da sua região, elabore um jogo da memória personalizado. Cada dupla de imagens deve associar um recurso ou matéria-prima da floresta à utilidade que isso tem em nossas vidas. Por exemplo: o ar puro pode estar em uma peça e o nariz ou o pulmão em outra; uma folha pode ser aliada a um medicamento; o tronco da árvore a uma mesa; uma árvore ao ninho que abriga passarinhos… Espalhe as peças e diga para a turma fazer as associações das duplas. Além de memorizar como a floresta é importante para nos oferecer múltiplas possibilidades de serviços ambientais, é possível descobrir a origem das coisas que estão presentes em nossa vida!
Se você tem alguma ideia bacana sobre como poderíamos ampliar o tema florestas na sala de aula, com mais atividades práticas, além do conteúdo, conte para a gente.
Até a próxima segunda!
Andrée