Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

Ideias sobre a caatinga para inspirar o seu trabalho

POR:
Andrée de Ridder Vieira

O xiquexique é uma das espécies da caatinga que reservam bastante água em seu caule. Foto: Luciano Queiroz/Shutterstock

Olá,

A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, com sério risco de degradação, por isso merece nossa atenção constante no currículo e possui uma data especial no calendário ecológico: 28 de abril. Sempre comento nas andanças pelas escolas do Brasil que só conseguiremos mobilizar pessoas, educadores e alunos para as questões ambientais se transformarmos o conteúdo curricular em algo vinculado com o cotidiano e a atualidade. O aprendizado tem que ter sentido para a vida! Isso vale para a caatinga. Mesmo sendo única no mundo, ela tem sido colocada em segundo plano quando são formuladas políticas de conservação e estudos sobre a biodiversidade do nosso país. Vamos mudar começando pela escola?

Para iniciar, é importante desfazer alguns mitos sobre o bioma. A caatinga não é homogênea e pobre em vegetação e espécies (alguns até a chamam de “lugar sem floresta”), como muitos pensam. Há uma diversidade incrível na formação dela, incluindo plantas que se adaptaram para acumular água para os períodos de seca e árvores que chegam a ter até 12 metros de altura. Muitas espécies são endêmicas, ou seja, só ocorrem nesse ambiente. Muitos acham que esse bioma ainda está bem conservado, e por isso precisaria de pouco investimento, mas a verdade é que ele tem sofrido muitas ameaças, como a ocupação e a degradação da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Então, para colaborar com a sua inspiração para o trabalho sobre esse rico ambiente, quero compartilhar algumas ideias e resultados de um projeto desenvolvido pela Associação Caatinga. O “No Clima da Caatinga” visa mobilizar a sociedade para o enfrentamento do aquecimento global por meio de ações de redução das emissões de carbono, recuperação e conservação ambiental desse rico bioma.

Como parte da iniciativa, foram realizadas oficinas em várias escolas do Ceará. Neste link você pode conferir a troca de experiências entre algumas dessas instituições. Houve quem se envolvesse no combate à caça e ao tráfico de animais, quem revisse suas ações de reciclagem de lixo e em outros locais os alunos se prepararam para ser monitores de uma exposição sobre a caatinga. Além de conhecer o que já aconteceu, você pode baixar cartilhas e materiais de apoio no site e se preparar para levar o tema para discussão aí com a equipe da sua escola.

A gente deve se orgulhar de ter um bioma só do Brasil. É fundamental colaborar para que os alunos percebam a importância de conhecer o que temos, entender como estamos, e o que isso pode significar para o nosso futuro se não fizermos algo agora. Por isso, convido cada escola brasileira a adotar a caatinga na sala de aula e no coração.

Até segunda-feira que vem!

Andrée