Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

5 4 3 2 1

5 conteúdos para refletir sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Foto: Romolo Tavani/Shutterstock

Economizar recursos naturais, evitar o desperdício e prezar pela manutenção das áreas verdes. Essas são algumas das atitudes primárias para preservar o que temos de mais precioso: o meio ambiente. Não à toa, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou uma data para conscientizar a população mundial sobre o tema (dia 5 de junho). E a escola, que ocupa uma posição importante na formação de cidadãos conscientes, não pode ficar de fora dessa reflexão. Abaixo, você encontra cinco conteúdos que o ajudarão no desafio de incluir a sua escola nessa corrente pela transformação.

Projeto Institucional: Escola Sustentável

Apesar de o Dia Mundial do Meio Ambiente ser celebrado numa data específica, o cuidado com os recursos naturais deve ser uma preocupação durante o ano inteiro. Por isso, é interessante promover ações com toda a comunidade para garantir atitudes diárias de respeito à sustentabilidade. Veja quais são as etapas para atingir esse objetivo no projeto institucional “Escola Sustentável” clicando aqui.

 Entrevista com Sueli Furlan sobre Educação Ambiental nas escolas

Qual a diferença entre falar sobre Educação Ambiental e colocá-la em prática? Leia aqui a entrevista com Sueli Furlan, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (SP), e descubra porque incentivar o debate sobre questões ambientais na escola não é o mesmo que assumir o desafio de transformar a instituição num lugar que forma pessoas comprometidas com o espaço em que vivem.

Sustentabilidade: você faz, o planeta sente

Pelo alcance de suas atuações, governos e grandes corporações têm uma grande responsabilidade quando falamos em cuidar do planeta. Mas de nada adiantará o esforço dessas instituições se cada indivíduo também não fizer sua parte. Nesse ponto, a escola pode servir de exemplo de boas ações para os cidadãos em formação. Veja aqui cinco escolas que conseguiram fazer isso.

Teste: sua escola pratica sustentabilidade?

“O esgoto não é tratado pela prefeitura e a escola não pode fazer nada a respeito disso.” Se essa é uma frase possível de se ouvir na instituição onde você trabalha, é hora de refletir se ela realmente pratica a sustentabilidade. No teste disponível aqui, dez frases o ajudarão a pensar sobre o assunto.

Planos de aula do Planeta

Desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o meio ambiente passou a figurar como um dos temas transversais trabalhados em sala de aula. Para ajudar no planejamento das atividades, acesse aqui uma série de reportagens, planos de aula e sequências didáticas que destacam o tema.

Boa leitura e até a próxima segunda!