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Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

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Planejamento participativo para definir os projetos com temas ambientais

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Alunos, professores e funcionários podem participar da definição do tema e da execução das ações. (Foto: Sergey Novikov/Shutterstock)

Olá,

O semestre está terminando e daqui a pouco chegam as tão sonhadas férias para alguns. Sei, no entanto, que mal dá tempo de descansar, pois para uma boa parte de gestores e docentes, o momento é de rever o que foi feito e planejar o que será realizado no segundo semestre. Nesses períodos de planejamento, uma das modalidades mais utilizadas para as iniciativas ligadas ao meio ambiente é a de projetos.

De uma forma bem simples, eles podem ser considerados como uma intenção ou um plano para transformar algo. No seu sentido mais amplo, o projeto é um conjunto de atividades propositalmente pensadas e organizadas para alcançar um determinado objetivo ou meta e solucionar algum problema.

Um dos maiores desafios de um projeto é achar o tom certo para cada tipo de mudança desejada e de público envolvido. Na prática da escola, isso significa também romper com a fragmentação das disciplinas e áreas de conhecimentos, com o trabalho individual e isolado, integrando pensamentos sistêmicos para o aprendizado. Se tudo for bem feito, quem mais se beneficia são os alunos, pois as ações concatenadas passam a dar sentido a muito do que eles estão aprendendo. E os estudantes têm a oportunidade de deixar de ser meros receptores da informação para se tornarem protagonistas da aprendizagem!

Então, vamos elaborar um projeto juntos? Antes de definir o tema, investigue com o máximo de pessoas da escola o que elas consideram que poderia ser transformado. Pergunte o que as incomoda. Depois de chegar ao mote da iniciativa, reúna a equipe gestora, os professores, representantes dos alunos e dos funcionários e promova um planejamento participativo se baseando nas seguintes questões:

- Onde faremos o projeto? (Local)

- Por que faremos o projeto? (Faça uma justificativa, descrevendo qual é o cenário em que a iniciativa se insere e o que já se sabe sobre o assunto)

- O que queremos mudar? (Objetivo/sonho comum)

- Com quem faremos o projeto? (Defina claramente quem será envolvido e como lidar com esse público para o engajamento e a ação)

- Como faremos? (Metodologias adequadas aos perfis de públicos e ao lugar)

- O que faremos? (Atividades)

- Para quê? (Mudanças almejadas e metas)

- Quando faremos? (Duração)

- Quem envolveremos? (Parceiros, colaboradores e público)

- Quanto vai custar e de que vamos precisar? (Recursos financeiros, humanos e operacionais necessários)

- Qual será o título ou nome do projeto? (Pensem em algo criativo, que já ajude a engajar os participantes)

- Para quem podemos contar? (Divulgação interna e externa para compartilhar os resultados)

Ajude o grupo a refletir sobre a viabilidade e a pertinência das ações que se pretende realizar. Eu já vi vários projetos de reciclagem nas escolas com todos os tipos de materiais separados e a cidade sequer tinha coleta seletiva. Outro mau exemplo é um projeto de plantio de árvores, onde não é planejado o monitoramento das mudas, a rega e a substituição delas em caso de perdas. Apesar das boas intenções, essas iniciativas dificilmente irão pra frente.

Depois da chuva de ideias, faça (na mesma reunião ou em outro dia) um plano de trabalho. É tão empolgante estarmos juntos para alguma coisa que nos tire da rotina e nos motive de verdade que muitas vezes nos perdemos nos prazos e prioridades, correndo o risco de sair do foco. Então, organize uma lista de todas as atividades que deverão ser executadas, com prazo, responsáveis, recursos necessários e como medir se conseguiram alcançar o sucesso na ação.

 

 

Após realizar as etapas definidas, há, ainda, mais uma pergunta essencial a responder: Qual foi o nosso sucesso? A resposta, que também deve ser construída coletivamente, é uma avaliação do projeto, com o que aconteceu de bom e quais foram as lições aprendidas. Finalmente, reserve tempo para uma reunião ou evento de comemoração, onde todos terão a devolutiva de seu esforço e o conhecimento dos resultados alcançados. É sempre recomendável que o próprio público protagonize e organize o evento.

Lembre-se, um projeto só sai do papel quando mais pessoas apostam nele, a começar por você, gestor e gestora. Tenho certeza que muitas escolas têm bons projetos a compartilhar e eu lanço aqui um desafio: você tem alguma lição aprendida para nos contar sobre algum projeto ambiental? O que decidiu que não deve fazer mais e o que garantiu o seu sucesso?

Uma ótima semana!

Andrée