Para despertar nas crianças o hábito de ler, é preciso desenvolver projetos e ações variadas pela escola. E, é claro, a biblioteca não fica de fora dos nossos esforços!
Aqui na escola Maria Aparecida, o espaço funciona de manhã e à tarde, para que os alunos possam visitá-la no período contrário das aulas e, para atendê-los, contamos com uma professora responsável pelo lugar. Sempre oriento os docentes para que, constantemente, incentivem as crianças a fazer empréstimos de livros. Cuido para que, em todas as salas, haja um cartaz com o horário de seu funcionamento e também faço questão de falar na reunião de pais sobre a importância de encorajar os filhos a frequentarem este espaço.
Foi a partir dessa organização da biblioteca que eu, os professores e a encarregada pelo espaço desenvolvemos o projeto “Para além da leitura”, com o objetivo de usar o lugar também em atividades didáticas ao longo do ano. É isso que vou compartilhar com vocês hoje.
Duas vezes ao ano, a professora responsável pela biblioteca escolhe um livro que já foi adaptado para o cinema e faz a leitura da história para as crianças durante alguns dias. Depois, ela dirige as discussões sobre a narrativa e, junto com os alunos, planeja formas de registrar e expressar as percepções da turma sobre o livro. Todos os registros (podem ser indicações de outras leituras, textos ou desenhos) vão para um mural afixado na parede externa da biblioteca, que fica direcionada para o pátio da escola, onde todos circulam. Para finalizar, todos assistem ao filme do mesmo título. Toda a atividade acontece no espaço da biblioteca e não atrapalha o seu funcionamento.
Abaixo, vocês podem ver todas as etapas realizadas no projeto e, clicando aqui, encontram algumas sugestões de leitura e seus respectivos filmes.
1- Com a ajuda dos professores, escolha um livro já adaptado para o cinema e que seja adequado à turma de alunos que será convidada para as atividades.
2- Divulgue o projeto nas classes e fale a data de início.
3- No primeiro encontro, a professora responsável pela biblioteca explica as fases do programa para os alunos. Ela faz os combinados e chama a atenção para que não faltem em nenhuma etapa e alerta que a biblioteca deve ser mantida sempre limpa e em ordem.
4- A professora lê a história em voz alta para as crianças.
5- Após a leitura, as crianças conversam sobre o tema, dão suas opiniões, justificando-as.
6- Os alunos decidem como vão representar a história: alguns fazem a indicação de leitura, outros desenhos e outros um texto sobre a história ouvida.
7- Depois de prontas, as produções vão para o mural para serem compartilhadas com os outros alunos, professores, funcionários e pais.
8- Para finalizar as atividades na biblioteca, a professora apresenta o filme do mesmo título, com direito a pipoca.
9- Os trabalhos são avaliados pelas crianças e pela professora.
Como eu disse no início, é importante ter ações na escola que tenham o objetivo de despertar o interesse pela leitura em nossos alunos. E esse projeto faz exatamente isso! E mais um pouco… Com a exposição dos trabalhos realizados para toda a comunidade escolar, também percebemos que as crianças se sentem satisfeitas ao verem sua produção compartilhada e melhoram sua autoestima e segurança.
E na escola de vocês, como a biblioteca funciona? Vocês possuem projetos de leitura? Compartilhem conosco!
Beijos, Maria Inês