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Parceria entre coordenador e professor mediador

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
As crianças devem refletir sobre a importância da boa convivência e da necessidade de existir um ambiente agradável

As crianças devem refletir sobre a importância da boa convivência e da necessidade de existir um ambiente agradável

Em uma escola, é normal que desentendimentos entre alunos, professores e gestores aconteçam. Para tentar solucioná-los, existe um profissional chamado de professor mediador. Ele tem como funções principais mediar conflitos no ambiente escolar, orientar os pais sobre o papel da família no processo educativo e orientar os alunos na prática de seus estudos.  Se você quiser saber mais sobre o assunto, temos uma matéria sobre o perfil do mediador no site de GESTÃO ESCOLAR (clique aqui).

É importante, no entanto, não confundi-lo com a pessoa que cuida da indisciplina dos estudantes dentro e fora da sala de aula, cujo papel costuma ser atribuído a uma pessoa da equipe gestora, como o vice-diretor ou o diretor.

Hoje, vou contar para vocês como é a minha parceria com a professora mediadora da minha escola, que divide sua carga horária entre os períodos da manhã e da tarde.

Juntas, nós planejamos o projeto “Vivenciando e construindo valores”. O objetivo do programa é proporcionar às crianças a reflexão sobre a importância da boa convivência e da necessidade de existir um ambiente agradável durante todo o tempo na escola.

O trabalho, feito uma vez por mês, acontece durante uma aula. Nesse período, a professora entra em sala e trabalha temas diversificados, como paz, respeito, amor, felicidade e união com as crianças em rodas de conversa, quando são realizadas leituras e atividades.

Na prática, dividimos o projeto da seguinte maneira:

Etapa de planejamento

• Eu e a professora mediadora elaboramos um cronograma das visitas que acontecerão em todas as salas de aulas e planejamos as leituras e as atividades que serão desenvolvidas.

• Apresento aos professores o projeto que será desenvolvido e o cronograma, para que eles registrem, em suas rotinas semanais, o dia e a aula para as atividades.

Etapa de desenvolvimento

• Nas aulas programadas, a professora mediadora desenvolve leituras do tema que foi selecionado para a aula, propicia um debate com os alunos e aplica uma atividade. Ela pode pedir para procurar em revistas uma figura que represente respeito para com os outros, com os animais e com o meio ambiente;  fazer uma ilustração sobre o que entenderam por “alegria”; ou desenvolver uma brincadeira sobre o tema “união”.

• As produções vão para o mural do pátio, para socializar as representações das crianças.

Etapa de avaliação

• Ao final do semestre, avaliamos o projeto juntamente com todos os professores, procurando verificar se as crianças colocam em prática as discussões realizadas com a professora mediadora.

Essa parceria que contei para vocês é mais uma possibilidade de proporcionarmos às crianças relacionamentos interpessoais mais saudáveis, na sala de aula, nos outros ambientes da escola e também na comunidade.

Na minha escola, consegui perceber que, durante os intervalos, as desavenças e brigas entre as crianças vêm diminuindo. Os pais também procuram a professora mediadora para conversar e os professores reconhecem a importância do trabalho realizado.

E vocês, coordenadores, contam com o professor mediador? Desenvolvem alguma parceira com eles? Socializem suas experiências conosco!

Beijos, Maria Inês