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A relação entre o coordenador pedagógico e os pais de alunos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
É responsabilidade do coordenador pedagógico informar e esclarecer os pais sobre os processos de ensino e aprendizagem de seus filhos

É responsabilidade do coordenador pedagógico informar e esclarecer os pais sobre os processos de ensino e aprendizagem de seus filhos

Você já observou que muitas famílias desconhecem o papel do coordenador pedagógico na dinâmica da escola? É muito comum procurarem o diretor para conversar sobre as aprendizagens de seus filhos, mostrando não saber a verdadeira função de cada membro da equipe gestora.

Nas escolas de Educação Infantil, essa equipe é geralmente composta por essas duas figuras: o diretor e o coordenador pedagógico. Mas você realmente qual é a atribuição de cada um?

O coordenador pedagógico é responsável pela formação dos professores e pela observação de sala de aula, tanto para acompanhar os planejamentos como para observar os processos de ensino e aprendizagem. Assim, ele pode auxiliar o docente a ajustar as situações didáticas para os saberes de seu grupo de alunos.

Já o diretor responde pela administração e dinâmica da escola, passando pelas demandas da secretaria, manutenção do prédio e dos espaços e pela gestão dos funcionários e projetos pedagógicos que envolvem toda a escola, como o momento da merenda ou do parque.

Apesar das diferentes funções, é importante que os dois sejam cúmplices e se apoiem, compartilhando os seus encaminhamentos e, assim, assegurando que a escola funcione num bom clima!

O papel de informar os pais

Como vocês sabem, o cerne do trabalho da escola é assegurar a aprendizagem das crianças. E as famílias têm o direito de conhecer e, sempre que necessário, receber esclarecimentos sobre os processos que levam à conquista desse objetivo.

Então, por essa razão e pelas funções do coordenador que falei antes, é responsabilidade dele também prover essas informações. O coordenador deve fazer com que os familiares saibam que os professores participam de formação continuada e que as situações didáticas são planejadas e revisadas exaustivamente pela equipe escolar para que cumpram seu papel!

Desafio: estabelecer vínculos com as famílias

E como nós, coordenadores, podemos nos aproximar das famílias e transmitir todas as informações? Para responder a essa questão, vou listar algumas atitudes e ações que podem ajudar a estabelecer esse vínculo.

• Estar sempre nos momentos de entrada e/ou saída das crianças e estabelecer um contato informal com as famílias;

• Agendar, juntamente com o professor, o atendimento às famílias cujos filhos precisam de intervenções didáticas muito pontuais, pois seus saberes estão muito aquém da turma;

• Na reunião de pais, explicitar como ocorrem os processos de aprendizagem, sem, no entanto, invadir o espaço do professor no encontro;

• Em toda conversa ou interação com os familiares, procurar chamá-los pelo nome e não de “mãe” e “pai”. É bem chato um adulto te chamar de mãe ou de pai. Isso é exclusividade de nossos filhos!

Divulgar o trabalho do coordenador pedagógico pode colaborar, e muito, na qualidade da educação. Quanto mais as famílias conhecem a proposta pedagógica da escola mais podem se comprometer com a aprendizagem de seus filhos!

E na sua escola, coordenadores, os pais sabem qual é o seu papel?

Um beijo, Leninha