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A sala do coordenador pedagógico

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Ter uma sala própria contribui para a construção de sua identidade profissional e legitimidade de suas funções

Ter uma sala própria contribui para a construção de sua identidade profissional e legitimidade de suas funções

É muito importante que nós, coordenadores, tenhamos um espaço na escola para organizarmos o nosso trabalho – que não é pouco, não é verdade? Onde eu trabalho, por exemplo, tenho muitos registros e materiais específicos da minha função. Então, preciso muito de um lugar para arquivar e sistematizar tudo, de preferência com armários!

Hoje, vou contar para vocês como penso que deve ser a organização da sala de um coordenador pedagógico e como é, de fato, a minha sala na escola.

Quando comecei o trabalho de coordenadora, eu não tinha um lugar só para mim – o que pode ser o caso de muito de vocês. Diante disso, improvisei um espaço próprio na biblioteca da escola, organizando uma mesa e um armário para meus documentos. Entretanto, não era possível reservar um período para conversar com os professores e, por isso, eu tive que me adaptar aos horários da biblioteca.

Depois de um tempo, passei a dividir uma sala com a coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental e é lá que organizo tudo até hoje.

Organizando o material

Nesse cômodo, tenho armários e um arquivo, nomeado por mim de “arquivo pedagógico”. Dentro dele, organizo todas as turmas que são de minha responsabilidade, atribuindo a cada aluno um envelope com seu respectivo nome. Para lá, vão todos os registros de conversas que tive com pais e professores a respeito de determinado estudante, como, por exemplo, sobre o seu desenvolvimento das aprendizagens. Nos armários, coloco os livros, as pastas com as pautas de formação e as listas de presença das reuniões de ATPC (aula de trabalho pedagógico coletivo).

Também tenho um computador e uma impressora só para mim. Acho isso muito importante, pois, assim, posso organizar meus registros em pastas e arquivos que facilitem meu acesso sempre que necessário e consigo imprimir documentos a qualquer momento.

Atendimento aos pais e professores

Além de guardar todo o meu material de trabalho nessa sala, eu costumo receber pais, professores e alunos, quando necessário.

Quando marco uma conversa com docentes, seja para dar a devolutiva de aulas assistidas ou dos portfólios analisados, uso a sala para dar orientações e falar sobre os alunos e a classe. Nesse momento, é necessário concentração e privacidade. Por isso, não é bom ter um “entra e sai”, não é mesmo?

Penso que ter um espaço na escola, de preferência uma sala, no qual o coordenador pedagógico possa se organizar, contribui para a construção de sua identidade profissional e legitimidade de suas funções. Isso é reconhecer o papel do coordenador como o corresponsável pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

E vocês, coordenadores, têm uma sala para trabalhar, organizar seus documentos e atender pais e professores? Compartilhem conosco!

Beijos, Maria Inês