No ano de 2011, venci o “Prêmio Victor Civita” na categoria “Gestor Nota 10” com um projeto em que demonstrei os instrumentos de acompanhamento das aprendizagens usados com os alunos da escola que coordeno, a E. E. Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira. É um prazer compartilhá-lo com vocês e ouvir suas dúvidas e sugestões!
O projeto consistiu no acompanhamento das aprendizagens de todos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Ciclo I). Como fiz isso? É o que explico agora, enfatizando um aspecto que me foi fundamental tanto no diagnóstico das dificuldades quanto na proposição de encaminhamentos: os instrumentos de acompanhamento de aprendizagem.
O que utilizei
- portfólios: Desenvolvi os trabalhos de acompanhamento das aprendizagens por meio das Pastas de Registros (portfólios) de cada professor. Os itens destas pastas foram elaborados e organizados por mim e possuem critérios lógicos de organização. Por exemplo, na pasta tem orientações para as sondagens (baixe aqui um modelo de proposta de sondagem) e a realização dos projetos didáticos para o ano todo; lista da turma; quadro com a distribuição da carga horária de cada disciplina da classe, necessária para o professor elaborar o seu quadro de horário de aulas; orientações para o planejamento da Rotina Semanal; planilhas para os registros das sondagens; planilha em que o professor registra o que está lendo diariamente para aos alunos (leitura de textos literários); entre outros itens.
O conteúdo da pasta varia de acordo com o ano/série. Os itens foram pensados, primeiramente, como uma forma de ajudar os professores a serem mais organizados e se habituarem a registrar o trabalho que desenvolvem. Em segundo lugar, para que eu pudesse acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos por meio das atividades de sondagem de cada um. Essa pasta vai para o professor do ano seguinte como um instrumento para ele conhecer a realidade da turma.
- simulados: Os simulados aplicados durante o ano letivo para os alunos de 4ª série constituíram outro instrumento de acompanhamento. Os gráficos gerados são materiais de análise do desempenho feita com todos os professores do Ciclo I. Os simulados eram elaborados e enviados pela Diretoria de Ensino e levavam em conta o currículo e as expectativas para a série, tanto em Língua Portuguesa como em Matemática.
- observação em sala (baixe a minha ficha de observação aqui ): As observações de aulas também são utilizadas para acompanhar as aprendizagens dos alunos, e contribuem no direcionamento da formação dos professores que acontecem nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo. Ir para a sala de aula observar o trabalho dos professores não é uma tarefa tão simples, deve ser planejado o antes, o durante e o depois.
Antes de fazer a observação, é necessário se apoiar na rotina do professor, apresentada para a semana, a fim de direcionar o foco da observação (baixe um modelo aqui). Durante o processo, é preciso observar todos os aspectos relevantes para o foco selecionado. Depois, é fundamental dar a devolutiva para o professor e preparar pautas de formação. Penso que a aceitação dos professores para receberem o Coordenador depende da postura deste, no sentido de demonstrar que é parceiro dos docentes, que está ali para auxiliar. Digo postura, porque dizer a eles que você é parceiro e está ali para ajudar não basta.
Após os acompanhamentos, que acontecem a cada dois meses, dou a devolutiva aos professores. Estas consistem em levantar os alunos com dificuldades e redirecionar a prática docente, mas este é um assunto para o próximo post. Na semana que vem eu vou contar como dou o feedback de tudo que vi aos meus professores.
Para terminar, aproveito e deixo uma pergunta: quais instrumentos vocês usam nas escolas em que trabalham e como o acompanhamento feito por vocês impactaram na aprendizagem dos alunos?
Um beijo, Maria Inês