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Tematização da prática, um caminho para incluir os novatos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

A troca de experiências entre professores novatos e antigos ajuda muito na hora de rever a prática

Planejar a formação continuada é sempre um desafio, ainda mais quando a escola recebe muitos professores novos, não é mesmo? Não sei se algum de vocês já passou por uma situação parecida, mas aqui na minha escola este ano precisei me adaptar a uma nova realidade: mais da metade das minhas professoras foram para outras instituições, por diversos motivos. Daí surgiu a dúvida: dar continuidade ao percurso da Escola ou integrar os professores novatos nessa roda viva? Fiquei com as duas opções!

Como a escola que atuo faz parte de uma rede, uma coisa é certa: todas elas passaram pela formação em Artes Visuais com maior ou menor profundidade, conforme o tempo que está na rede, visto que nos anos anteriores a meta estabelecida na SME foi a de produzir trabalhos em artes visuais nas diferentes modalidades artísticas __desenho, pintura, modelagem, construção e colagem.

Considerando a configuração atual do meu grupo de professores (6 antigas e 7 novatas) elenquei a  meta “Potencializar o fazer pedagógico dos professores através da tematização  da prática nos diferentes eixos e momentos da rotina, considerando a gestão da classe, do tempo, do espaço e dos agrupamentos, face à didática de cada eixo”.

A escolha foi em função da necessidade de alinhar todo o grupo, tendo em vista que mais de 50% são novatos na escola. Filmar situações de sala de aula, fundamentar com texto teórico e depois registrar os principais aspectos que discutimos é muito formativo, o professor revê e alinha sua prática.

Acredito que tematizar boas práticas e fazer a sistematização do que foi aprendido é o cerne da formação continuada.  Por isso, assim que estudamos e discutimos a didática de determinado conteúdo, registramos o que aprendemos e como devem ser os encaminhamentos na prática de sala de aula.

Essa sistematização fica em uma pasta chamada de ‘Documento Norteador dos Processos Pedagógicos’. Como é feita essa sistematização? Prometo que conto tudinho logo mais, em breve, num post.

Por enquanto, eu queria saber de vocês: vocês já trabalharam com tematização da prática? Como foi: com exemplos externos ou da própria equipe? Os professores aceitaram bem ou foram resistentes a ter seu trabalho analisado pelos colegas e por você, coordenador ou coordenadora? Deixe sua opinião e debata comigo e com os internautas!