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Boletins informativos: uma boa forma de mostrar aos pais o dia a dia da escola

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Os informativos são entregues, um por semestre, nas reuniões de pais

Na função de coordenadora pedagógica, acredito que os pais dos alunos têm o direito de conhecer as propostas da escola onde os filhos deles estudam. A instituição, por sua vez, tem o dever de divulgá-las. Para tentar deixar essa comunicação cada vez mais clara, criamos informativo impressos (divididos por etapas de aprendizagem – Infantil 1, 2 e 3) que são entregues aos pais semestralmente.

Assim que termino a reunião de revisão dos planejamentos de cada nível passo para a diretora da escola quais serão as excursões ou passeios que o grupo de professores definiu como pertinente para determinado eixo e qual data seria mais adequada. Ela, por sua vez, agiliza o contato com o local e o transporte, pois temos que ter tudo definido para a reunião de pais.

De minha parte, fico responsável por um elaborar os informativos que serão entregues às famílias.  Sabemos que o papel da Educação Infantil ainda não é muito claro para muitos pais. Digo isso porque é muito comum ouvirmos, se perguntamos aos pais por que colocam seus filhos na escola de Educação Infantil, respostas do tipo: “para ele aprender a cantar musiquinhas”, “para brincar com outras crianças”, sim isso tudo vai acontecer; ou ainda a fatídica “para preparar para o 1º ano!”.  Estas respostas deixam claro que desconhecem o papel da Educação Infantil.

Para minimizar tal desconhecimento, o foco da 1ª reunião de pais de cada semestre é explicitar quais são os objetivos de cada eixo de aprendizagem e como organizamos os conteúdos. Os professores preparam a reunião procurando deixar bem claro quais serão os conteúdos, como e porquê serão trabalhados. Também explicam os passeios e como as famílias podem participar deles. Depois, mostram portfólios e materiais dos anos anteriores.

Ao elaborar esse informativo em grupo (os 4 ou 5 professores de cada nível) outro objetivo é alcançado: o comprometimento de cada professor com o que está publicado.  Se as famílias sabem quais são as propostas pedagógicas, o que e como seus filhos vão aprender, podem acompanhar (e até cobrar) caso não vejam as crianças participando de situações que foram explicadas no informativo.

A apresentação do jornal foi sendo aperfeiçoada a cada ano, tanto na escrita dos textos, que precisam ser claros e considerar que nosso interlocutor são as famílias (portanto os termos muito técnicos, específicos da área da educação são evitados) assim como a diagramação, que era bem artesanal, agora é feita pela coordenadoria de publicações técnicas  da Secretaria de Educação da cidade onde trabalho, que deixam os informativos bem bonitos!

Acesse aqui os informativos do 2º semestre de 2012.

Infantil 1

Infantil 2

Infantil 3

Como você divulga a proposta pedagógica de sua escola? Compartilhe comigo e com outros coordenadores!

Um beijo, Leninha