Na função de coordenadora pedagógica, acredito que os pais dos alunos têm o direito de conhecer as propostas da escola onde os filhos deles estudam. A instituição, por sua vez, tem o dever de divulgá-las. Para tentar deixar essa comunicação cada vez mais clara, criamos informativo impressos (divididos por etapas de aprendizagem – Infantil 1, 2 e 3) que são entregues aos pais semestralmente.
Assim que termino a reunião de revisão dos planejamentos de cada nível passo para a diretora da escola quais serão as excursões ou passeios que o grupo de professores definiu como pertinente para determinado eixo e qual data seria mais adequada. Ela, por sua vez, agiliza o contato com o local e o transporte, pois temos que ter tudo definido para a reunião de pais.
De minha parte, fico responsável por um elaborar os informativos que serão entregues às famílias. Sabemos que o papel da Educação Infantil ainda não é muito claro para muitos pais. Digo isso porque é muito comum ouvirmos, se perguntamos aos pais por que colocam seus filhos na escola de Educação Infantil, respostas do tipo: “para ele aprender a cantar musiquinhas”, “para brincar com outras crianças”, sim isso tudo vai acontecer; ou ainda a fatídica “para preparar para o 1º ano!”. Estas respostas deixam claro que desconhecem o papel da Educação Infantil.
Para minimizar tal desconhecimento, o foco da 1ª reunião de pais de cada semestre é explicitar quais são os objetivos de cada eixo de aprendizagem e como organizamos os conteúdos. Os professores preparam a reunião procurando deixar bem claro quais serão os conteúdos, como e porquê serão trabalhados. Também explicam os passeios e como as famílias podem participar deles. Depois, mostram portfólios e materiais dos anos anteriores.
Ao elaborar esse informativo em grupo (os 4 ou 5 professores de cada nível) outro objetivo é alcançado: o comprometimento de cada professor com o que está publicado. Se as famílias sabem quais são as propostas pedagógicas, o que e como seus filhos vão aprender, podem acompanhar (e até cobrar) caso não vejam as crianças participando de situações que foram explicadas no informativo.
A apresentação do jornal foi sendo aperfeiçoada a cada ano, tanto na escrita dos textos, que precisam ser claros e considerar que nosso interlocutor são as famílias (portanto os termos muito técnicos, específicos da área da educação são evitados) assim como a diagramação, que era bem artesanal, agora é feita pela coordenadoria de publicações técnicas da Secretaria de Educação da cidade onde trabalho, que deixam os informativos bem bonitos!
Acesse aqui os informativos do 2º semestre de 2012.
Como você divulga a proposta pedagógica de sua escola? Compartilhe comigo e com outros coordenadores!
Um beijo, Leninha