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Uma formação sobre produção e revisão de textos

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Os estudos sobre revisão de textos mudaram a forma dos professores avaliarem os alunos

Num post anterior, escrevi um caso real de formação, que mudou a prática de alguns professores. Contei para vocês que, por causa dos estudos, hoje, a equipe docente tem clareza de que a revisão de textos requer uma metodologia adequada. Prometi que escreveria sobre o tema e aí está.

Em 2011, organizei uma sequência de conteúdos a serem estudados e que foram necessários dois encontros de formação para fecharmos os estudos sobre revisão de textos. Estudamos teorias sobre a produção e revisão de textos – os professores discutiram com seus pares a metodologia, expuseram oralmente as discussões, analisamos produções escritas dos alunos visando possibilidades e necessidades de revisões e, ao final, produzimos um texto que apresenta passo a passo o antes, o durante e o depois nesse processo de ensinar a escrever e a revisar

Aspectos abordados:

- Como fazer o planejamento da revisão (sim, ela precisa ser planejada)

- As condições da produção textual

- A importância da reescrita

- Critérios para escolher “um bom texto” a ser revisado

- Os focos da 1ª, da 2ª e da 3ª revisões (coletiva, em dupla e individual)

A bibliografia básica que usei foi a seguinte:

- Revista Nova Escola jan/fev 2009 – Produção de Texto – p. 38-45 (veja aqui)

- LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Ed
Artmed.

- Ensinar e Aprender: construindo uma proposta – Impulso Inicial Língua Portuguesa.
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. p. 29-40.

- Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 5º Ano – Ler e Escrever – Secretaria
de Estado da Educação de São Paulo.

O documento produzido pode ser acessado aqui , fiquem à vontade para reproduzi-lo em sua escola. A partir de então, ficou claro para eles que não se revisa todos os aspectos de uma vez, mas que a revisão de textos deve ter etapas com focos de revisão específicos. Depois do texto pronto, digitei e entreguei aos professores. Hoje o texto faz parte do portfólio de cada professor, podendo retornar sempre que quiserem ao conteúdo estudado.

Vocês já fizeram algum encontro de formação específico sobre revisão? O que acharam do resultado? Compartilhem suas experiências comigo.

Um beijo, Maria Inês