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As situações de leitura na Educação Infantil

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

As situações de leitura são fundamentais para que as crianças avancem na compreensão do sistema de escrita e da linguagem que se escreve

No último post, escrevi sobre as situações de escrita na Educação Infantil e deixei de fora as situações de leitura.  Foi intencional! Não é possível o processo de alfabetização sem as atividades de Leitura, tanto a leitura pelo professor como as situações em que os pequenos são capazes de atribuir um significado ao texto, mesmo antes de saberem ler convencionalmente.

Os planejamentos aqui na escola incluem situações de escrita e de leitura, e procuramos assegurar na descrição da atividade e na orientação didática (OD) da mesma quais são as atribuições do professor e o que a criança vai fazer, isso define se a atividade tem as condições necessárias para que gere aprendizagem.  Acesse aqui as expectativas de aprendizagem em leitura que elaboramos em 2010.

No infantil I (crianças de 3 ou 4 anos) o foco do trabalho é a leitura de seu próprio nome e dos colegas.  A intenção é que a criança memorize como é a escrita de seu nome, e de alguns colegas, através do cartão de chamada (sem foto ou qualquer outro indício que não sejam as próprias letras). Muitas brincadeiras acontecem para que saibam qual cartão é de quem.

O trabalho em cada uma das etapas da Educação Infantil

No grupo do Infantil II (crianças de 4 ou 5 anos) as atividades com os nomes se intensificam, a intenção é que memorizem a escrita dos nomes de alguns colegas para que tenham um repertório de palavras que conhecem e possam utilizar esse saber na leitura e na escrita de outras palavras.   Quem trabalha com crianças de 4 e 5 anos sabe como é comum  na leitura de uma palavra como BRUXA a criança dizer  “eu sei que é bruxa porque tem o BRU igual da Bruna!”.

No 2º semestre, os pequenos participam de situações de leitura onde o professor coloca 3 cartões com nomes de animais, por exemplo, diz quais nomes estão escritos ali (sem apontar qual está lendo) e a tarefa da criança é localizar qual é qual. Então se o professor coloca MACACO  -  ELEFANTE  -  CAMELO,  as escritas são bem diferentes, as iniciais são semelhantes a de alguns colegas (Mariana, Mateus, Camili e etc..) e solicita que ela diga onde está escrito camelo ela é capaz de fazê-lo, pois sabe quais palavras estão escritas ali e já conhece algumas letras ou iniciais dos nomes dos colegas.  Vejam bem: ela sabe quais estão escritas, mas não sabe onde está cada uma. Esse será o desafio!

Quando chegam no Infantil III (crianças de 5 ou 6 anos), esse tipo de atividade se intensifica e os desafios aumentam, agora a criança já é capaz de localizar onde está escrita determinada palavra num grupo de 3 com iniciais iguais, MELANCIA – MARACUJÁ – MORANGO,  ou mais desafiador ainda: BATATA  -  BAILARINA  – BARATA , já que as iniciais e finais são iguais precisará analisar o meio das palavras. Outra situação é procurar ler um texto memorizado ajustando a sua fala enquanto o dedinho acompanha as palavras escritas, o professor pode pedir para que localize no texto onde está escrito “copo de veneno” na parlenda Lá Em Cima Do Piano. Deixo disponível para vocês o livro de parlendas que usamos na escola.

As situações de leitura são fundamentais para que avancem na compreensão do Sistema de Escrita e da Linguagem que se escreve, entretanto elas precisam ser ajustadas aos conhecimentos de cada criança, mesmo que ela esteja no Infantil III, mas é novata na escola e não consegue identificar seu nome, é nesse conteúdo que o professor  vai atuar assim como se está no infantil II e já  identifica os nomes de todos os colegas a professora investe em situações mais desafiadoras de leitura. Acesse aqui um planejamento do Infantil III com várias situações de leitura e de escrita.

Cito aqui um trecho do texto de Maria Cláudia Molinari “As situações didáticas onde os pequenos leitores devem interpretar um texto por si mesmos se caracterizam por representar a escrita de maneira contextualizada, quer dizer, sempre acompanhada de um contexto verbal (o professor diz o que está escrito ou a criança o tem memorizado) ou contexto material (textos de circulação social que possuem ilustração como folhetos, revistas e livros). Seja pela presença de dos aspectos materiais ou porque sabem o que está escrito ali o professor ‘nunca deixa as crianças sozinhas frente às letras’”.

E na sua escola as atividades de leitura pela criança tem sido feitas? Como você orienta os professores a trabalhar este assunto?