“As rotinas atuam como organizadoras estruturais das experiências cotidianas, pois esclarecem a estrutura e possibilitam o domínio do processo a ser seguido e ainda substituem a incerteza do futuro por um esquema fácil de assumir. O cotidiano passa então a ser algo previsível, o que tem importantes efeitos sobre a segurança e a autonomia da criança…” Miguel Zabalza
É sabido que quanto menor é a criança, maior a necessidade de haver uma rotina de seu dia na escola, ou seja, os pequenos precisam saber o que vai acontecer em cada momento do período que passa com a gente. Há alguns anos, estabelecemos uma rotina única aqui na escola. É chamada de rotina única porque todas as turmas desenvolvem os mesmos tipos de atividade. Alinhamos as propostas e ajustamos os horários tanto para que a criança saiba o que vai acontecer como para facilitar os encaminhamentos da escola na organização dos momentos que envolvem todos os grupos – como a merenda e o parque.
Para definir quais atividades serão realizadas em qual momento, procuramos equilibrar as situações de maior concentração – como é o momento de atividade de algum eixo – com outra de maior descontração – como a hora do parque ou do lanche.
Alguns momentos precisam acontecer em função da organização da escola – por exemplo, no momento entre o lanche e o parque, é preciso que todas as crianças estejam em sala para que o pátio de lanche seja limpo para a outra turma. Assim como só é possível contar história se todos estiverem na sala. Se tiver turma no parque haverá mais barulho (na minha escola, o parque é do lado das salas de aula) o que atrapalharia a concentração das crianças.
Ao prestar atenção a todos esses detalhes, a organização do período da tarde aqui na escola ficou assim:
Rotina Única Diária
Os horários já incluem organização da turma e dos materiais, para o momento do diversificado (acesse aqui os princípios e orientações). O professor prepara os materiais e a disposição das mesas na sala, mas as crianças ajudam a guardar e organizar tudo depois.
Disponibilizo aqui para vocês a grade horária de duas turmas: uma de Infantil I (3 e 4 anos) e outra de Infantil III (5 e 6 anos) vão observar que no infantil I (3 anos) o tempo depois do parque ainda é dividido em 2 momentos diferentes visto as características dessa faixa etária. Para a elaboração da rotina consideramos as especificidades do nível, quanto menor a criança menor é o tempo de duração de uma proposta, desenhar por exemplo: a turma de 5 anos pode levar até 30 minutos pois são bem detalhistas e os pequenos de 3 anos fazem em 5 minutos.
E na sua escola como é a organização da rotina das crianças?
Beijo, Leninha