Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como alinhar os encaminhamentos em sala de aula?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Um grande desafio na coordenação pedagógica é assegurar que os
encaminhamentos das atividades, na prática da sala de aula, façam com que
os alunos aprendam de fato. Por mais que as orientações didáticas escritas nos
planejamentos de cada eixo expliquem como deve ser cada atividade, ainda
penso que é necessário fazer reuniões com a equipe para esclarecer as dúvidas
que possam surgir e socializar estratégias de ensino.

Para minimizar essas questões e potencializar o fazer pedagógico de cada
professor, organizo durante o ano as reuniões por nível, encontro em que os
saberes de cada professor circulam entre seus pares. Na minha escola eu faço
assim: me reúno com os professores do mesmo nível e que estão desenvolvendo
os mesmos projetos ou sequências. Cada um de nós leva uma cópia do
planejamento e seus registros (pautas, anotações, atividades), bem como as
impressões do que funcionou e do que não funcionou. As boas estratégias são
compartilhadas detalhadamente: se foi com a turma toda ou no agrupamento,
se foi feito anteriormente na lousa, se a consigna do professor foi no coletivo ou
sentou em cada mesa e foi explicando enquanto as crianças iam executando.

As estratégias que não foram eficientes são analisadas para entendermos o
porquê. A definição do sucesso ou fracasso de uma ação se dá a partir da
análise dos registros dos alunos, dos diagnósticos iniciais e das pautas de
acompanhamento de aprendizagem. Discutimos a eficiência dos agrupamentos
feitos pelos professores, a contextualização da atividade, como as crianças se
saíram e que adequações podem ser necessárias.

Propor esse espaço de troca de experiências e reflexão é sempre muito produtivo e
aproxima a minha equipe – os professores percebem que todos possuem dúvidas
(ainda bem!) e que, juntos, podemos chegar a conclusões e encontrar soluções que
sozinhos teriam mais dificuldade de enxergar. O interesse do professor é enorme,
pois o que está em pauta é o seu dia a dia! Assim, crio um clima de parceria e
cumplicidade entre a coordenação e os professores e entre eles, ficando visível que
juntos podemos saber muito mais!

É uma reunião muito produtiva, vocês não acham? Num próximo post relato uma
reunião e quais foram as discussões em pauta.

Um beijo, Leninha