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As possibilidades de trabalhar a pintura na Educação Infantil

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Nesta etapa de ensino é muito importante trabalhar a pintura em diferentes suportes

Durante muito tempo ficamos limitados a utilizar apenas o guache, a broxa e o papel para as atividades de pintura na Educação Infantil.  A abordagem dessa modalidade artística se ampliou consideravelmente nos últimos anos.  A escola onde eu trabalho fez parcerias com museus e artistas, que muito contribuíram para a ampliação das possibilidades com os pequenos. Aprendemos que a apreciação de obras de arte de artistas consagrados é fundamental para que os pequenos ampliem seu repertório imagético e observem os procedimentos e soluções encontradas.

E como dinamizar as propostas de pintura na sala de aula? Por meio de oficinas!  Propiciar que o coletivo de professores experimentem as mais diversas possibilidades na pintura é o meio mais rápido de assegurar que as mesmas cheguem na prática da sala de aula.

Encontros de formação para discutir atividades de pintura

Planejei 4 encontros de formação para que a pintura fosse apreciada, experimentada e depois sistematizada.

No 1º encontro dispus sobre a mesa diversas reproduções de obras artistas que utilizaram diferentes modos de pintar, tanto em relação às pinceladas, à temática e ao suporte utilizado (Tarsila do Amaral, Van Gogh, Aldemir Martins, Paulo Pasta, Romero Britto, Portinari e Renoir) com a consigna de que cada professor selecionasse duas ou três imagens para comparar e levantar hipótese de quais foram os procedimentos do autor em relação ao tipo de instrumento utilizado (tipo de pincel, espátula, caneta), o que fez primeiro (o fundo, fez contorno ou não) e como era o suporte utilizado.  Foi uma discussão muito produtiva e durante a mesma nos reportávamos a outras pinturas famosas como o teto da capela sistina, as pinturas egípcias e de como os artistas as produziram. A conclusão desse dia foi que são inúmeros os instrumentos para pintar, os tipos de tinta e os suportes.

No 2º encontro preparei diferentes suportes (papéis variados como jornal, canson, papelão, caixas, pedras, etc.), variados meios (guache, de terra em tons variados, guache com cola e areia, tinta de carimbo, etc.) e instrumentos: pincéis do nº 2 ao 18, broxas, palitos e rolinhos. Antes de pintarmos, apreciamos imagens de obras de Mondrian, Beatriz Milhazes e Pollock para novamente observar seus procedimentos.  Na sequência cada professor produziu 3 trabalhos sendo 1 no jornal, 1 em outro papel e o 3º num suporte tridimensional.  Vivenciar diferentes procedimentos além de prazeroso levou o grupo a refletir de como as propostas para sua turma pode ser muito mais variada.

No 3º e no 4º encontro a proposta era ler a versão preliminar do currículo de Arte para a Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação, procurando compreender as propostas e depois disso elaborarmos o  quadro de expectativa de aprendizagem por nível para a nossa escola (acesse aqui os quadros).

É visível que as propostas de Pintura na sala de aula tomaram outra dimensão e muita ampliação de propostas.

E na sua escola, os pequenos têm pintado bastante em diferentes suportes utilizando diferentes meios e instrumentos?

Um beijo, Leninha