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Como a transição do 5º para o 6º ano é feita na minha escola

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Apresentar aos alunos o que vai mudar na rotina escolar a partir do sexto ano é fundamental para deixá-los mais seguros e tranquilos para seguir em frente

A escola em que trabalho atende alunos dos anos iniciais (2º a 5º ano) e finais (6º a 9º ano) do Ensino Fundamental. O fato de o aluno entrar na escola no 2º ano e permanecer nela por oito anos é um facilitador, com relação à transição do 5º para o 6º ano. Apesar de a minha escola estar em uma situação mais favorável, sob esse ponto de vista, desenvolvemos algumas ações que ajudam nessa transição e podem ser feitas em todas as escolas, com algumas adaptações.

Ações que podem ajudar os alunos na transição

Promover visitas dos professores dos anos finais às classes de 5º ano: O objetivo dessa ação é fazer com que, no decorrer do ano, os professores se apresentem e desenvolvam o que chamamos de “aulinha” da sua disciplina, para que os alunos conheçam o professor e compreendam o que estudarão com ele. Caso sua escola não tenha o Ensino Fundamental 2, pode ser interessante convidar alunos ou professores de instituições do bairro para que eles expliquem aos estudantes do Ensino Fundamental 1 como funciona a rotina na escola a partir do sexto ano.

Levar os alunos para acompanhar apresentações de trabalhos dos anos finais Sempre que, no decorrer do ano letivo, os alunos de 6º a 9º ano desenvolvem alguma apresentação, por exemplo, na área de Ciências, organizamos para que apresentem também para os alunos dos anos iniciais para que. Assim, os estudantes do Fundamental 1 se familiarizam com práticas dos anos finais. A dica da parceria com outra escola do bairro também vale para este caso.

Conversar com os alunos: Os professores dos 5º Anos, durante o ano, orientam os alunos quanto às mudanças que acontecerão, com relação ao uso e organização do material escolar e também com relação à gestão do tempo, pois terão, a cada 50 minutos, mudança de professor e de material para as respectivas aulas. Embora nos anos iniciais, os professores também trabalhem o currículo dividido em aulas, conforme a sua carga horária semanal e cada aluno tenha o seu horário, ao chegarem no 6º Ano, os alunos ainda têm bastante dificuldade em conciliar horário, cadernos e os livros às respectivas aulas. Então, cabe aos docentes do 6º Ano também orientar e ter muita paciência com a nova realidade dos alunos.

Entregar aos professores do 6º ano os portfólios dos alunos do 5º anos É importante que os professores de 6º Ano conheçam a realidade de seus alunos, mas isso não é tão simples, pois trabalham com várias turmas.  Ao final do ano letivo, entrego para a Coordenadora dos anos finais, os portfólios dos 5º Anos, para que, pedagogicamente, ajudem os professores dos 6º Anos a saberem como estão recebendo os alunos em termos de aprendizagem.

E na sua escola, os alunos permanecem até o nono ano? Como vocês fazem para diminuir a ansiedade das crianças que passam do 5º para o 6º ano?