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Como e por que organizo meus registros

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Considero os registros do meu trabalho de suma importância e confesso, adoro organizar tudo em pastas. Já me chamaram de “a mulher das pastas” e “irritantemente organizada”. Para mim, ser organizada é uma questão de sobrevivência, pois consigo ter e localizar tudo o que me solicitam, sem perder tempo. Além disso, vejo a questão da organização como um perfil necessário ao coordenador pedagógico, pois são muitas as tarefas e responsabilidades.

O que, como e por que registrar? Onde arquivar esses registros?

Vou contar para vocês o que registro e como organizo alguns dos meus registros.

1- Portfólio da Coordenadora: A cada ano, organizo uma pasta que fica sempre à mão.

- Coloco um saquinho para cada professor e uma etiqueta com seus respectivos nomes e classes que trabalham. O saquinho de cada professor contém: o horário das aulas que recorro sempre que vou observar as aulas; uma planilha com a lista dos livros e dos materiais que o professor tem no armário da sua sala; as planilhas de observação de aulas que vou colocando durante o ano e os registros dos acompanhamentos dos portfólios das turmas que utilizo quando chamo o professor para conversar sobre as aprendizagens. Enfim, encontro, neste portfólio, tudo o que oriento, converso e preciso saber de cada professor.

- Registros de algumas reuniões que acontecem no ano. Por exemplo, a de Planejamento (início do ano), a de Replanejamento (meio do ano) e a de Avaliação da Escola (final do ano). São pautas e materiais trabalhados nas reuniões, que retomo a cada ano.

- Os boletins de desempenho da escola (Prova Brasil, SARESP, IDESP). Esses boletins são analisados e apresentados aos professores.

- Relatórios que são solicitados pela direção ou pela diretoria de ensino. Destes, sempre tenho uma cópia arquivada.

2- Portfólio das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC): Organizo, em saquinhos separados, os registros das reuniões. Em cada saquinho, há: pauta da reunião, materiais utilizados, lista de presença e o registro reflexivo, que consiste em escrever sobre os assuntos discutidos e os redirecionamentos. A cada reunião, um professor faz o registro. Isso me ajuda a arquivar os temas tratados nas reuniões.

3- Arquivo Pedagógico: Na sala da coordenação, tenho um arquivo que chamo de pedagógico. Não se trata de arquivar documentos de aspecto administrativo como os da secretaria da escola, mas sim pedagógicos.

- Cada aluno tem um envelope. Assim, arquivo, por exemplo, as conversas que tenho com os responsáveis dos alunos quando são faltosos e/ou quando converso sobre o desempenho deles; relatórios pedagógicos dos professores; encaminhamentos realizados para o Conselho Tutelar.

- Um envelope para cada professor. Arquivo, semanalmente, as “Rotinas” dos docentes, que consistem numa planilha de planejamento semanal do trabalho que desenvolverão. Após analisar e utilizá-las para observar as aulas, no final da semana, são arquivadas.

Para mim, todos os registros realizados e que são arquivados, na sala da Coordenação, são considerados um verdadeiro acervo, que valida, dá significado e documenta todo o trabalho desenvolvido por mim.

E vocês, coordenadores pedagógicos, o que registram? Como registram? Por que registram? E mais, onde arquivam tais registros? Compartilhem conosco e até a próxima!!!