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Professor que tem muito conhecimento, na minha escola tem!

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Valorizar os professores e saber explorar o potencial de cada um deles são tarefas do coordenador pedagógico

Atuar como coordenadora na escola é aprendizagem constante!  Como cabe ao coordenador acompanhar a prática dos diferentes professores, consequentemente ele vai poder enxergar o melhor de cada um, e assim aprender/saber cada vez mais.   Tenho claro, há algum tempo, que todo mundo é muito bom em algum aspecto e ninguém é muito bom ou muito ruim em tudo.  Tendo isso em mente, cabe à equipe gestora da escola assegurar um coletivo de profissionais que se ajudam, se respeitam e contam uns com os outros.

Para viabilizar o clima de cooperação e respeito procuro sempre fazer algumas intervenções que contribuem para isso:

Primeiramente, conhecer bem os saberes de cada professor, tanto na teoria como na prática: ora às vezes a fala de um professor não condiz com sua prática, é tímido, acha que só faz o trivial e quando observamos a prática é uma agradável surpresa, pois atua de maneira construtivista dando o protagonismo da aprendizagem às crianças, organiza as situações de aprendizagem brilhantemente e encaminha as atividades com a turma de uma maneira muito eficiente.

Elogiar publicamente (nas reuniões com professores) uma atividade específica desse tipo de professor: relato o que vi acontecendo em sala de aula explicitando o porquê achei tão pertinente. É claro que cuido para falar de todos, não valeria a pena se eu acabasse criando um clima de ciúme ou disputa.

Nos momentos de formação, organizar os agrupamentos considerando os saberes de cada um: vou passando nos grupos fazendo referências ao trabalho desenvolvido, pedindo que determinado professor conte como organizou tal situação, se é novo na escola sempre peço para contar como conduzia na escola que atuava (como é bom ter no grupo pessoas que tem outra vivência, pois assim podemos saber qual foi a maneira que um grupo totalmente diferente encaminhou alguma situação e aprendermos com isso).

Também procuro valorizar saberes específicos: trabalho com uma professora que é excelente na escrita de justificativas, objetivos e conteúdos dos planejamentos. Sempre falo que vou pedir auxilio para a Therezinha, ela dá um show nesse quesito.

Talvez outro aspecto que colabora para ficar claro que respeito os saberes (ao mesmo tempo que cobro para que todos se empenhem para melhorar) de cada um, é deixar claro que não sei tudo, que sei determinada coisa porque aprendi lendo em tal livro e/ou vendo tal professora fazer, ou em muitas das vezes sendo bem sincera: “não sei….como será que é? Vou ver com outras coordenadoras como poderia ser….depois a gente conversa”.

Bem, é claro que já trabalhei com profissionais que tinham muito a aperfeiçoar tanto na prática como nos conhecimentos teóricos.  Nesses casos sou muito sincera com a professora, conversando com ela sobre a necessidade de ler e estudar mais, pois seus alunos estão nesse momento dependendo das intervenções e dos saberes dela enquanto professora. Ofereço textos, faço atendimento individual, acompanho mais de perto, assim como organizo situações para que observe como determinada colega faz, ai vale alguma situação que já tenho filmada ou observar ‘in loco’ os encaminhamentos de outra sala. Mas isso não basta: depois de observar, é preciso refletir junto com a professora para assegurar que tenha ficado explícito o que ela foi observar.  Só não podemos, nunca, deixar de agir e as crianças saírem prejudicadas, você concorda?  Como você faz na sua escola?